Confira uma receita de peixe para fazer na Quaresma

17 de Fevereiro de 2021, 06:41

Com a chegada da Quaresma, é hábito de muitos católicos consumirem mais pescados e evitar as carnes vermelhas durante os pouco mais de 40 dias que compreende a Quarta-feira de Cinzas e a Semana Santa, que este ano acontece entre os dias 17 de fevereiro e 03 de abril. Dos pescados, o mais procurado é o peixe.

Além de saudável, o peixe é delicioso, fácil de fazer e versátil. Pode ser consumido assado, frito, empanado, ao molho, como fritada, bolinhos ou caldos.  Sugestões não faltam para preparar essa delícia. E, é claro, que a gente não pode ficar de fora desse festival de gostosuras e vamos postar aqui algumas sugestões. Para começar, que tal um peixe crocante?

 

INGEDIENTES

Peixe:

*500g de filé linguado

*Sal e pimenta do reino branca a gosto

*200g de pão de forma sem casca

*100g de manteiga derretida

*1 envelope de tempero pronto

Acompanhamento:

*1 ramo de alecrim fresco

*1 abobrinha grande

*1 cebola grande

*½ ramo de coentro fresco

*1 bandeja de cogumelos

*1 batata grande

*1 dente de alho

*50ml de azeite de oliva

*50g de manteiga

*500ml de suco de laranja

*50g de damasco picado

*50g de passas de uva branca

 

MODO DE PREPARO

1. Peixe: tempere os filés com o tempero pronto, o sal e a pimenta do reino branco. Em seguida, moa o pão e o coentro. Em seguida, passe os filés de peixe na manteiga derretida e coloque a mistura moída por cima. Leve o peixe a geladeira.

2. Acompanhamento: comece cortando os cogumelos em quatro partes e refogando-os com o azeite de oliva em uma frigideira. Adicione também o alecrim e deixe cozinhar até que os cogumelos fiquem macios. Reserve e utilize a mesma frigideira para refogar a abobrinha, já fatiada em pequenas rodelas. Frite a cebola cortada em tiras e o alho picado. Em outra panela, frite as batatas cortadas bem fininhas.

3. Misture todos os legumes cozidos em um recipiente, adicionando também o damasco e as passas de uva. Nesse momento, leve o peixe ao forno e asse por 20 minutos, em uma temperatura média de 200 graus. Enquanto isso despeje o suco de laranja em uma panela em fogo baixo e deixe até que ele reduza a 1/5 do volume original, acrescentando os cubos de manteiga gelada para “dar liga”. Quando o linguado estiver assado, basta montar o prato. A sugestão é deixar os legumes por baixo, colocando os filés de peixe por cima e cobrindo tudo com o molho cítrico.

Medium 9cef12df2f090a575436206657209ff1