Conheça algumas razões para consumir maracujá

11 de Setembro de 2020, 06:42

Sabor azedinho e a fama de calmante natural fazem do maracujá um dos preferidos nas casas de sucos. Mas, na verdade, a fruta é um tesouro de utilidades. Além de alimento, suas folhas, flores e frutos podem ter uso culinário, farmacológico e cosmético.

 

Originário da Mata Atlântica, sendo o Brasil o maior produtor mundial, o maracujá é um fruto com uma diversidade imensa. Só em nosso país existem mais de 120 espécies nativas de maracujá, porém as mais conhecidas são: maracujá mirim, maracujá melão, maracujá guacú e maracujá iguapó.

 

Suas propriedades medicinais são célebres. Em seus frutos e folhas encontra-se um princípio ativo chamado Passiflorina, que funciona no organismo como um suave calmante natural. É rico em vitaminas do complexo B e sais minerais como, cálcio, ferro e fósforo. Quando ingerido, dá ao organismo betacaroteno, que é transformado em vitaminas A, C, B2 e B33.

 

Na culinária, além de figurar em várias receitas salgadas, o ingrediente fica ótimo em todos os tipos de sobremesas. Sua polpa é principalmente utilizada para fazer sucos, doces, geléias e pudins. Quem não gosta do suco de maracujá puro pode fazer misturado com outras frutas, fica uma delícia. Suas folhas e flores são ótimas para fazer chás, que além de ser calmante, também atua contra úlcera e gastrite. Com a fruta também se faz sorvete, picolé, licor, torta e mousse.

 

O melhor maracujá para o consumo é aquele que tem a casca lisa e firme, brilhante e de cor amarelo clara. Não deve ter furos provocados por insetos, nem rachaduras ou machucados. A fruta está madura se, ao se pressionar o extremo oposto ao cabo, ceder à pressão dos dedos. A casca muito enrugada e de cor amarelo escura indicam que o maracujá já está bem maduro, neste caso, em geral, ele tem mais polpa do que quando sua casca ainda está lisa.

 

Aprenda uma receita de pavê de chocolate e mousse de maracujá para a sobremesa de domingo.

 

 

INGREDIENTES

 

Base: *2 pacotes de biscoitos doces *¾ xícara de manteiga sem sal, derretida

Recheio: *8 gemas *2 latas de leite condensado *1 ½ xícaras de suco de maracujá sem sementes *2 colheres (sopa) de suco de limão espremido na hora ou suco

 

MODO DE PREPARO

 

1. Reaqueça o forno a 170 ° C.

2. Coloque a manteiga ou spray antiaderente em um molde para pés. Em seguida, esmague os biscoitos ou moemos para que fiquem em pó, adicione manteiga e misture até que haja uma massa. Espalhe a mistura pelo molde e leve por 15 minutos ao forno enquanto prepara o recheio. Retire e deixe esfriar um pouco.

3. Para começar o recheio, bata levemente as gemas até que estejam unidas, adicione o leite condensado e misture até incorporar. Em seguida, adicione o suco de maracujá e as duas colheres de chá de suco de limão e misture até homogeneizar. Esvazie o recheio na base de biscoito e asse por 15 a 20 minutos, retire do forno e deixe esfriar por cerca de 4 horas.

 

Dica: Pode ser decorado com um merengue feito em banho-maria, para que tenha uma melhor consistência.

 

 

 

 

Medium 3068780c247c454565c6eae1eae2988e