Conheça alimentos que podem dar uma força na testosterona

13 de Outubro de 2021, 06:40

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino (embora também exista nas mulheres). Tem um papel importante para a função sexual e fertilidade dos homens, e contribui para a formação de massa muscular, entre outras funções. Seus níveis podem variar bastante, e tendem a cair naturalmente com a idade, sem que isso seja um problema. Mas algumas condições médicas, escolhas de estilo de vida e outros fatores também podem influenciar a quantidade desse hormônio no corpo.

Para quem está com baixos níveis de testosterona – condição que só pode ser diagnosticada por um profissional de saúde, a partir de exames – existem tratamentos específicos. Mas saiba que hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e alimentação equilibrada, também podem ter seu papel na saúde hormonal. Alguns estudos preliminares ainda apontam para a importância de certos nutrientes, presentes em determinados alimentos, na produção de testosterona. São eles: gengibre, ostras, romãs, leites vegetais, vegetais com folhas verdes, peixe gordo e óleo de peixe, azeite extravirgem e cebolas.

Alimentos e bebidas inimigos da testosterona

Se ter bons hábitos alimentares favorece a produção de testosterona, alguns elementos que fazem parte do estilo de vida de muita gente podem ter o efeito inverso. Quem está preocupado com sua saúde hormonal pode querer evitar ou reduzir o consumo de processados, enlatados ou embalados em plástico e álcool demais.

Outras maneiras de aumentar a testosterona

Mudanças na dieta podem ter efeito positivo sobre os níveis de testosterona, mas também há outros comportamentos associados ao estilo de vida capazes de trazer benefícios: perder peso, exercitar-se regularmente, construir músculos por meio do treinamento de resistência, dormir o suficiente e gerenciar melhor o estresse.

Medium 095fbf3bef5e54ac67fc898538c5c5a4