Coronavírus: higienização de roupas, bolsas e calçados

30 de Março de 2020, 06:53

Em tempos de pandemia, especialistas orientam sobre os cuidados que a população deve adotar no combate ao COVID-19. Ficar em casa continua sendo a melhor forma de evitar o contato com pessoas infectadas pela doença. Mas nem sempre é possível cumprir esta recomendação e, por vezes, se torna necessário sair às ruas para trabalhar ou fazer compras. Quando isso ocorre, os cuidados ao retornar devem ser redobrados.

As pessoas que chegarem da rua e tiver com o álcool em gel já pode fazer o uso para higienizar as mãos antes de pegar nas maçanetas das portas, local que todos têm acesso. Se não tiver o álcool em gel, depois que entrou em casa, higieniza a maçaneta e todos os locais que essa pessoa teve contato com água e sabão. E lavem as mãos

Os infectologistas orientam também que o ideal é tirar o sapato antes de entrar em casa, levar para uma área específica de higienização e limpar com água e sabão. As roupas devem ser retiradas e lavadas também com água e sabão, sem misturar com outras peças, porque a mesma pode estar contaminada.

Outra recomendação é não utilizar bijuterias, anéis, colares, pulseiras, brincos e relógios, porque é muito difícil fazer a higiene desses objetos periodicamente, uma vez que a maioria tem reentrâncias e estruturas que são difíceis de serem higienizadas. Além disso, esses acessórios ficam em contato com a pele e entram em contato também com outros objetos.

 

Alerta

Os especialistas alertam a população para o uso indiscriminado de luvas e máscaras, uma vez que eles podem aumentar o risco de contaminação.

As luvas não são laváveis, elas são descartáveis. As mãos, sim, podem e devem ser lavadas várias vezes. Por isso, é importante que somente as pessoas que atuam na área de saúde façam uso desses equipamentos.

Já as máscaras, além de profissionais da área de saúde, as máscaras devem ser usadas por pessoas com sintomas de tosse para evitar que os vírus se propagem. Quem não apresentar sintomas não deve utilizar, porque o manuseio incorreto pode fazer com que esse material seja contaminado.

Para as pessoas que estão com os sintomas de infecções respiratórias, vale alertar para o descarte correto, no local indicado.

Medium b2c7a7558955a07c7ff14b17f531ed2a