Covid-19: máscaras e EPIs devem ser descartados adequadamente

23 de Fevereiro de 2021, 06:42

Com a pandemia do COVID-19, há muitas dúvidas sobre o descarte de máscaras e EPIs. Como se trata de material infectado, as máscaras e EPIs usados não podem ser descartadas no lixo comum. É fundamental que esses materiais sejam descartados conforme normas específicas sobre resíduos da saúde, a fim de evitar o risco de contaminação.

As máscaras e EPIs são classificadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos como material infectante do Grupo A, ou seja, esses materiais contêm microrganismos capazes de originar algum tipo de contaminação. Portanto, precisam ser descartadas seguindo normas técnicas para evitar danos ou riscos à saúde pública. Além de, minimizar os impactos ambientais.

Assim, conforme recomendações repassadas pelos órgãos de Saúde, a primeira medida a ser efetivada deve ser a separação de uma lixeira, com pelo menos dois sacos plásticos, para uso exclusivo de pessoas que apresentem sintomas ou tenham recebido diagnóstico positivo para a covid-19. No dia do recolhimento pelo caminhão coletor, os sacos devem ser retirados pelo lado de fora, fechados de modo a evitar a passagem de ar ou líquidos e mantidos distantes de produtos recicláveis, como garrafas PET e papelão.

Da mesma forma, a conscientização e os cuidados acerca do descarte de máscaras, luvas e demais materiais também devem ser colocados em prática quando nas vias e ambientes públicos da capital, a exemplo das feiras livres e mercados municipais. Assim como nas residências e estabelecimentos comerciais, indivíduos que precisarem jogar fora o item de proteção devem envolvê-lo em uma sacola e procurar uma lixeira mais próxima. O despejo em locais inadequados, além de deixar sujas as vias públicas da cidade, representa um risco alto à disseminação da doença.

“É importante que os cidadãos separem seu lixo na porta de casa, condomínio ou empreendimento, apenas no dia e horário da coleta, evitando que fiquem expostos desnecessariamente”, enfatiza o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas. 

Medium 6511290a9cef819a10ea8a0ffb4b400c