Crème brulée: sobremesa de baunilha tem casquinha crocante

01 de Outubro de 2021, 06:42

Leite, gemas e açúcar. Não dá para ser mais simples a combinação que faz do crème brûle uma das sobremesas mais famosas do mundo. De origem francesa, a versão tradicional do doce traz leve sabor de baunilha e textura cremosa, suave e crocante. Tudo na mesma medida.

Depois de ser atestada na França, no livro de receitas de Massialot em 1691, a receita se espalhou por vários outros países. No Reino Unido é associada com o Trinity College. Na Catalunha é chamada de crema catalana, sendo preparada com limão, laranja e canela. Em Portugal, o pastel de Belém guarda algum parentesco com o crème brûlée. Já no Brasil, ela chegou aos mais badalados restaurantes bem parecida com a versão francesa, tendo como significado “creme queimado”.

Embora o crème brûlée seja uma receita simples, mas nem por isso deixa de ser sofisticada. Pode ser preparada antecipadamente e não requer um mínimo de esforço. É geralmente servida gelada e em ramekins individuais. Além de baunilia, pode-se usar também chocolate, café, canela, coco, licores, etc.

 

Esse sofisticado doce é tão gostoso que não pode faltar no seu livro de receitas. Por isso, a nossa sugestão de hoje é Crème brûlée, e na versão original. Siga as nossas dicas e prepare esta sobremesa cremosa, crocante e, além de tudo, fácil de preparar. Certamente vai fazer seus convidados pensarem maravilhas de suas habilidades culinárias. Boa sorte!

 

INGREDIENTES

*8 gemas de ovos

*200 g de açúcar refinado

*essência de baunilha

*1litro de creme de leite fresco

*Açúcar cristal para a cobertura de caramelo

 

MODO DE PREPARO

1. Misture as gemas, o açúcar refinado, a baunilha e acrescente o creme de leite à mistura até obter um creme homogêneo.

2. Leve o creme ao fogo em banho-maria e mexa até que o creme forme uma fina camada na colher.

3. Distribua o creme em seis tigelas pequenas. Você pode usar uma peneira para tirar possíveis bolinhas que podem ter se formado.

4. Deixe o creme na geladeira por pelo menos 5 horas. Coloque açúcar cristal sobre cada tigela e aqueça para formar o caramelo, o ideal é usar um maçarico culinário para dar a consistência ideal do Crème Brûlée.

Medium e537c4003af6f2b165398df980f732c3