CRO/SE empossa primeira mulher na presidência em 54 anos

18 de Janeiro de 2022, 06:44

O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe terá a primeira mulher a presidir a autarquia em 54 anos de existência. A cirurgiã-dentista Anna Tereza Lima será empossada em cerimônia a ser realizada nesta terça-feira (18), no auditório do Museu da Gente Sergipana, a partir das 17h.

A Odontologia é predominantemente composta por mulheres: em todo o Brasil, representam mais de 70% das inscrições ativas, entre cirurgiãs-dentistas e profissionais auxiliares. Em Sergipe, são mulheres 65,29% dos CDs registrados.

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe e Especialista em Dentística Restauradora, Anna Tereza Lima foi eleita em outubro passado após uma disputada eleição, em chapa sucessória à do ex-presidente Anderson Lessa Siqueira, que agora representa Sergipe junto ao CFO como Conselheiro Federal.

Também tomam posse nesta terça mais nove Conselheiros: Erickson Palma Silva, Juliana Lopes, Ana Márcia Oliveira, Valéria Quintela, Heloisa Nunes, Vanessa Hortência, José Luiz Góes, Tito Marcel e Renata Morais.

Tendo participado ativamente da gestão anterior, atuando como Conselheira Secretária de 2013 a 2021, Anna Tereza avalia positivamente a experiência. “Considero que pudemos dar uma valiosa contribuição à Odontologia sergipana nos últimos anos, com dedicação e ética, garantindo que ela fosse entregue à sociedade com dignidade e segurança. Aceitei o desafio da sucessão porque, para além do meu compromisso com a profissão que escolhi e do desejo de continuidade desse belo trabalho, chegava a hora do nosso Conselho ter uma representante mulher. A Odontologia é uma profissão em que as mulheres são maioria e, claro, tornar-me a primeira presidente mulher do Conselho Regional de Odontologia em 54 anos é, antes de mais nada, uma questão de representatividade”, afirmou.

Entre as ações que estão sendo planejadas pela gestão, estão as direcionadas ao aprimoramento da fiscalização e à valorização das profissões auxiliares, o estabelecimento de parcerias institucionais que tragam benefícios para a classe, a incidência política em prol de projetos de lei que favoreçam a Saúde Bucal e o fortalecimento de atividades de formação continuada e atualização científica.

Medium 8c157f1205c835c6bc446bc9503befd4