Cuidados indispensáveis ao lavar roupas em máquina

09 de Setembro de 2021, 06:40

Tudo bem que lavar roupa não é exatamente uma tarefa complicada. E se for na máquina de lavar é ainda mais prático!  Mas sabia que também é fácil cometer um errinho quando não prestamos atenção? Isso mesmo! Há alguns hábitos que podem danificar não apenas as peças que estão sendo lavadas, como também a própria máquina. Veja algumas dicas:

 

1. Esvaziar os bolsos das roupas

É importante verificar os bolsos das roupas antes de colocá-las na máquina. Esquecer objetos nos bolsos de calças e casacos pode, sim, acabar estragando o eletrodoméstico. Objetos como clipes, documentos plastificados e moedas podem entrar na bomba, danificando ou entupindo a peça.

2. Cuidado com a quantidade de sabão em pó colocado na máquina

Evite exagerar na quantidade de sabão em pó para a lavagem na máquina. Quando isso acontece, o tecido demora mais para enxaguar e até pode estragar por conta do excesso de produto. Além de desperdiçar sabão e demandar uma quantidade maior de água para o enxágue, isso não ajuda em nada na limpeza da roupa.

A dica vale também para outros produtos como amaciante. Algumas pessoas têm o hábito de caprichar no amaciante na hora de lavar toalhas. Isso porque o produto deixa um cheirinho bem agradável. Porém, o tecido pode manchar e perder o seu potencial de absorção.

3. Verifique as etiquetas das roupas

É importante verificar as etiquetas das roupas para saber se elas podem ou não ser lavadas na máquina e quais produtos são permitidos. Caso a etiqueta possua o desenho de uma bacia comum, significa que a roupa pode ser lavada normalmente. O número presente dentro da bacia indica a temperatura máxima que pode ser usada durante a lavagem. Caso o desenho da bacia possua uma mão dentro, significa que a peça deve ser lavada à mão, e nunca na máquina.

As etiquetas também mostram quais produtos podem ser usados no processo. Caso venha com um desenho de um triângulo com um X, por exemplo, significa que o uso de alvejante é proibido. Mas, caso apareça apenas um triângulo comum, o uso do alvejante está liberado.

4. Não deixe as peças durante muito tempo de molho

Evite deixar as roupas por muito tempo de molho dentro do balde. Quando as peças ficam muito tempo submersas na água elas podem acabar desbotando e até ficando com mau cheiro. Por isso, o ideal é que você deixe as roupas de molho apenas em uma das três opções existentes da máquina: demorado, médio e rápido.

5. Colocar roupas demais

Lavar grandes quantidades de roupa de uma só vez gasta menos água, menos sabão e dá menos trabalho, mas, ao adotar essa técnica, é necessário ficar de olho no limite de peso especificado na máquina de lavar roupas, tanto pelo bem do produto, quanto das roupas em si. Segundo técnicos, sobrecarregar a máquina faz com que ela se desgaste muito mais rápido do que aconteceria normalmente devido ao maior esforço do motor e da estrutura da peça, que sustenta o peso todo.

Quanto à lavagem das roupas é prejudicada, pois a máquina não consegue, por falta de espaço, cumprir as funções adequadamente.

6. Separar roupas pesadas das leves

Na lavagem, as toalhas de rosto e de banho, por exemplo, devem ser lavadas separadamente. O mesmo serve para as roupas de cama, como lençóis e fronhas. Roupas jeans (calças, shorts, casacos e vestidos) também devem ser lavadas em ciclos mais leves - por isso, nunca as coloque junto com peças que serão lavadas em ciclos pesados. Se for para misturar, coloque as peças pesadas em baixo.

7. Lavar roupas com o zíper e os botões abertos

Fechar os zíperes e os botões das peças de roupa evita que os mesmos estraguem, além de evitar que as peças se deformem por estarem abertas ou enrosquem em outras roupas danificando tecidos mais delicados.

 

Medium fe2c1de9fb67b485f30f421399ba6d2f