Dia do Macarrão: celebre a data com um espaguete com camarão picante

20 de Outubro de 2023, 06:30

O macarrão é um dos pratos mais apreciados e também mais versáteis que podemos encontrar. Com diversos formatos e molhos, as receitas podem ser as mais variadas possíveis. Porém, para muitos, o macarrão é visto como um vilão na hora de manter o peso. Por ser fonte de carboidratos, o ideal é que o prato de massa seja servido com molhos mais simples, como o de tomate, acompanhando por proteínas e legumes.

O que muita gente não sabe é que a massa "coringa" dos almoços de domingo ganhou uma data que o celebra: 25 de outubro é o Dia Mundial do Macarrão. O macarrão é referenciado em vários países, entre eles EUA, México, Turquia, Itália, Alemanha, Venezuela e Brasil, claro.

Para celebrar esse saboroso e nutritivo prato, que tal preparar a receita que compartilhamos aqui? Indicamos uma saborosa e aromática receita de Espaguete com Camarão Picante.

 

INGREDIENTES

Molho: *500 g de camarões médios limpos *1 colher rasa (chá) de pimenta do reino * *2 limões siciliano *Sal à gosto para temperar *2 colheres (sopa) de azeite *1 cebola picada *¼ de xícara (chá) de vinho branco *4 tomates italianos bem maduros picados *1 pitada de açúcar *5 colheres (sopa) de cebolinha picada
Massa: *½ embalagem de espaguete (250g) *1 colher (sopa) de sal

 

MODO DE PREPARO

1. Tempere o camarão com o limão, a pimenta do reino e o sal e reserve em geladeira por 15 minutos, para tomar gosto.

2. Aqueça uma frigideira grande com o azeite e refogue a cebola, até ficar transparente. Junte o camarão temperado e frite até mudar completamente de cor. Regue com o vinho branco e acrescente os tomates. Adicione o açúcar (para retirar a acidez do molho) e tempere com sal a gosto. Cozinhe até que os tomates comecem a desmanchar. Retire do fogo, polvilhe a cebolinha picada e reserve.

3. Em uma panela grande ferva cinco litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

4. Escorra imediatamente e acrescente ao molho aquecido. Misture bem para que toda a massa fique envolvida pelo molho e sirva em seguida.

 

 

 

Medium d4b0ef6b1c256ca0773f5dc1c1fa34ac