Dia Mundial do Malbec

16 de Abril de 2021, 06:43

O mundo celebra amanhã o Malbec World Day (Dia Mundial do Malbec). A data 17 de abril foi estabelecida desde 2011 pela Wines of Argentina, entidade responsável pela imagem do vinho argentino no mundo, como o dia para festejar sua casta emblemática.

Poucos países produtores no mundo estão tão ligados a uma única casta quanto a Argentina à Malbec. Atualmente o país é o maior produtor mundial de Malbec, com cultivos em todas as regiões vitivinícolas de seu território, inclusive Mendoza. Em 2010, a Argentina ultrapassou o Chile nas importações do maior mercado de vinhos do mundo, os EUA. 

No Brasil, a Argentina esta na 2ª posição nos ranking das importações (atrás do Chile), graças certamente ao gosto do brasileiro pela Malbec.

No paladar, Malbec apresenta-se saboroso e macio, indicando que os açúcares escondem bem os taninos. Os mais envelhecidos, se forem bem produzidos, apresentaram grande harmonia, bom corpo e longo fim de boca (com leve amargor).

Combinar o prato certo com a bebida perfeita é uma arte que, na verdade, poucos dominam. E o vinho das uvas Malbec está diretamente associado ao churrasco, ou à parrillada, como dizem (e fazem tão bem) os argentinos. Aquelas carnes na brasa, especialmente as mais gordas, combinam muito bem com o vinho que se tornou símbolo da vitivinicultura argentina.

No entanto, assim como outras cepas, a Malbec não possui uma única expressão, mesmo na Argentina. Para ousar, uma costelinha suína ao molho mole mexicano harmoniza bem com Malbec, aquele que tem base de chocolate amargo e pimenta seca. Uma costela de peixe tambaqui com alho assado também harmoniza perfeitamente - embora o vinho seja tinto, há gordura suficiente no peixe para suportar o corpo do vinho. Outras comidas também combinam com Malbec, a exemplo da japonesa, saladas e pratos com queijos predominantes

Medium a757e1e88797935e92eea9e0e7a70ab5