Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta sexta-feira

05 de Junho de 2020, 07:30

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, acontece este ano em meio à pandemia de covid-19. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) promove atividades para alertar sobre a interdependência entre a saúde humana e a do planeta. No Senado, projetos de lei punem com mais rigor os crimes ambientais praticados durante o estado de calamidade pública devido à pandemia.

A data é comemorada ao redor do mundo, através de iniciativas individuais e coletivas em defesa do meio ambiente, de forma a causar impactos positivos no planeta. Qualquer atitude serve como celebração: plantar uma árvore, fazer um mutirão de limpeza de florestas ou das praias, promover campanhas de reciclagem, reutilizar objetos criando novos, reunir pessoas para repensar suas atitudes, entre muitas outras coisas.

Todos os anos escolas e instituições promovem a Semana do Meio Ambiente, onde realizam oficinas de reciclagem e reaproveitamento de materiais, experiências de ciências, debates e apresentações. É um momento ótimo para conversar com as crianças sobre atitudes responsáveis de consumo, evitando desperdícios e mantendo hábitos saudáveis, relembrar dicas de como economizar água, promover campanha de recolha de óleo usado ou materiais recicláveis. Mas esse ano, por causa da pandemia essas ações não serão realizadas.

 

Medium a3b15e4646911fbe2e461ee781691766