Dia Nacional de Combate ao Fumo traz alerta sobre tabagismo e covid-19

28 de Agosto de 2020, 06:43

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) escolheu como mote da campanha deste ano ‘Tabagismo e Coronavírus’. O tema foi escolhido uma vez que tabagismo tem papel de destaque no agravamento da pandemia de covid-19.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

De acordo com a psicóloga e representante da Divisão de Controle do Tabagismo do Inca, Vera Borges, as pesquisas mostram a contribuição do tabagismo para os casos de hipertensão, diabetes e cardiopatias, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, acidentes vasculares cerebrais e câncer de pulmão. “Tudo isso se agrava no momento em que o mundo vive a pandemia da covid-19”, alertou.

Ainda segundo Vera Borges, a questão do tabagismo no Brasil não se esgota na área de saúde e necessita da parceria de outros ministérios. Além disso, medidas legislativas e econômicas são fundamentais para alcançar o controle do tabaco.

O tabagismo, que é fator de risco para transmissão do vírus e para o desenvolvimento de formas mais graves de covid-19, também é considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Medium f17340b56a9db3d1b0816746d5160ea4