Dicas para aliviar o estresse

17 de Junho de 2020, 06:41

O dia a dia no trabalho pode ser estressante, assim como outras situações que ocorrem na vida pessoal, e muitas vezes ocasionam problemas à saúde. Dedicar momentos para a prática de um hobby ou tirar alguns dias para simplesmente relaxar são importantes para reduzir os níveis de estresse e fazer com que seu corpo melhore a imunidade, diminuindo assim os riscos de contrair doenças e inflamações.

Separar um tempo para se cuidar faz com que você se torne mais criativo e confiante, além de melhorar sua percepção em tomada de decisões e até em relacionamentos. Confira algumas dicas para ajuda-lo a aliviar o estresse!

 

1. Faça uma caminhada por 10 minutos

A caminhada irá ajudar a limpar a mente e impulsionar as endorfinas (que por sua vez, reduz os hormônios do estresse). Considere caminhar em um parque ou outro espaço verde, que pode realmente colocar o seu corpo em um estado de meditação.

2. Respire fundo

Qualquer pessoa que pratica yoga sabe que o fôlego desempenha um papel importante na nutrição do corpo. Os exercícios de respiração – ou apenas respirar fundo algumas vezes – podem ajudar a reduzir a tensão e aliviar o estresse, graças a um impulso extra de oxigênio.

Além disso, foi comprovado em pesquisas clínicas que os exercícios respiratórios ajudam alguns sistemas que são prejudicados pelo estresse: eles podem reduzir a pressão sanguínea e até mesmo alterar a expressão de alguns genes, de acordo com um pesquisador da Harvard, Hebert Benson.

3. Visualize situações boas ou lugares 

Uma curta visualização é uma maneira fácil de voltar ao seu centro. Basta se posicionar confortavelmente (na sua mesa de trabalho, uma sala de conferência vazia, onde quiser) e em seguida, comece a imaginar uma cena calma: suas futuras férias, paisagens calmas, etc.

Escolha um lanche que te deixará satisfeito, a exemplo de uvas, nozes ou suco natural de frutas. Segundo especialistas, nada é mais estressante para o cérebro que se sentir como se não estivesse nutrido. De preferência, leve o seu lanche para longe do computador e sente-se em algum lugar tranquilo.

4. Compre uma planta

Plantas em casa não são apenas belas purificadoras de ar, mas podem realmente te ajudar a se acalmar. Pesquisadores descobriram que o simples fato de uma pessoa estar perto de plantas pode induzir à resposta de relaxamento.

5. Se distancie do computador

O uso do computador sem interrupção tem sido associado a estresse, insônia e depressão principalmente nas mulheres, de acordo a um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, Suécia. No mesmo estudo, o uso do computador tarde da noite também foi associado com o estresse tanto em homens como em mulheres. Certifique-se de fazer pausas frequentes durante o dia de utilização do computador, e tente desligá-lo pelo menos uma hora antes de ir dormir.

6. Desligue o seu celular

Telefones celulares podem te estressar, não há dúvida quanto a isso, e falar pode ainda por cima elevar a sua pressão arterial. Por isso, desligue seu telefone e relaxe.

7. Coloque uma música

Não é só a música clássica que tem um efeito particularmente reconfortante – diminui a frequência cardíaca, a pressão arterial e até mesmo os níveis dos hormônios do estresse – qualquer música que você goste irá inundar o seu cérebro com substâncias neuroquímicas como a dopamina, fazendo com que se sinta bem.

Não tem nenhum fone de ouvido por perto? Tente cantarolar ou fazer a sua própria música.

8. Assista a um vídeo viral

Assista a um vídeo engraçado. Uma boa risada é uma das melhores técnicas de relaxamento. Segundo especialistas, rir aumenta a ingestão de ar/oxigênio, estimula o coração, pulmões, músculos e aumenta as endorfinas que são liberadas pelo cérebro.

9. Relaxamento Muscular Progressivo

Comece com os dedos dos pés e vá subindo pelo seu corpo - aperte os músculos dos pés, o mais forte que você conseguir, e em seguida relaxe-os. Vá subindo pela sua perna, apertando e relaxando cada músculo até chegar ao seu rosto.

Esta prática pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse. Ela é frequentemente recomendada para pacientes que sofrem de transtornos de ansiedade e depressão.

 

Medium 22755ff972c11ccb8e62db18bd2d376a