Dicas para deixar de comer por impulso

14 de Julho de 2020, 06:39

Abrir a geladeira para comer fora de hora por impulso porque está triste, preocupado ou porque não tem nada pra fazer são hábitos comuns que podem ser difíceis de quebrar. O problema é que, com o tempo, isso pode levar ao ganho de peso e colocá-lo em risco de doenças crônicas, como diabetes e enfermidades cardíacas.

Se você estiver com fome novamente logo depois de comer, terá que analisar um pouco para descobrir por que é esse o caso. Às vezes, o instinto de comer tem pouco a ver com comida. Talvez você não esteja recebendo os nutrientes certos ou existam razões psicológicas e seu corpo tente lidar com o tédio e o estresse.

Embora desafiador, existem maneiras de acabar com esse hábito de comer simplesmente por impulso. Entre as estratégias indicadas por nutricionistas estão: consumo maior de alimentos integrais, frutas e verduras e reduzir o consumo de guloseimas, em vez de excluí-las completamente da dieta.

Confira nove maneiras de ajudá-lo a parar de comer como se não houvesse amanhã.

 

1. Reduza o sal

Novas pesquisas mostraram que dietas ricas em sódio aumentam a fome a longo prazo. Com a alta ingestão de sal, o corpo retém líquidos, o que, por sua vez, requer mais calorias para armazenar.

2. Coma mais devagar

Os que comem rápido tendem a comer demais nas refeições, e isso está associado a taxas mais altas de obesidade. Cientistas concluíram que isso acontece devido à falta de mastigação e à conscientização reduzida que ocorre quando você come muito rápido. Ambos são realmente essenciais para perder a sensação de fome. Portanto, tente mastigar mais vezes todo alimento que você colocar na boca.

3. Durma bem

Dormir adequadamente é extremamente importante para a sua saúde. De acordo com pesquisas, uma pessoa comum precisa dormir oito horas por noite. Dormir menos do que isso resulta em um aumento de curto prazo do hormônio grelina, que aumenta o apetite.

4. Consuma proteínas

As proteínas têm certas propriedades que levam diretamente a uma redução da sua fome. Elas imediatamente aumentam a produção de hormônios que sinalizam saciedade e diminuem a produção de outros hormônios que estimulam a fome. Existem muitos alimentos que contêm a chamada “gordura boa” da qual estamos falando, como salmão, atum ou alimentos à base de plantas, como nozes e sementes de linhaça.

5. Beba água

Beber muita água é extremamente importante para a sua saúde. O bônus é que a ingestão adequada de água também controla a sua fome. Algumas pessoas confundem sede com fome. A dica é toda vez que a “fome” bater, você tome um gole de água antes de procurar algo para comer.

6. Seja ativo

Um estudo publicado em 2015 descobriu que as pessoas têm maior probabilidade de comer mais durante os períodos de tédio. Pior ainda, nesses momentos, elas derivam em direção às gorduras e carboidratos pouco saudáveis. Então, ao invés de tentar matar seu tédio com uma pizza, tente dar um passeio ou ligar para um amigo, isso provavelmente fará maravilhas para você.

7. Inclua um pouco de fibra na sua dieta

Evite uma dieta cheia de carne e desprovida de fibras. Isso causará vários problemas de saúde, assim como terá um grande efeito na fome que você sente todos os dias. Uma alta ingestão de fibras influencia a liberação de hormônios redutores de apetite e a produção de ácidos graxos de cadeia curta, que demonstraram ter efeitos promotores da saciedade da fome. Alimentos como frutas, legumes e nozes são ricos em fibras e você deve considerar comer mais deles para comer menos no geral.

8. Antes de começar a comer, reflita

Quando você pensar que precisa comer, tire uma pausa para pensar honestamente se está com fome de verdade. Muitas vezes, as pessoas estão tão focadas no que querem comer que não se dão conta de que não estão com fome, realmente, mas que simplesmente querem comer. Este é o maior sinal de que você come compulsivamente: comer sem estar com fome. Isso normalmente está ligado a questões emocionais.

9. Controle suas emoções

A mente é muito mais poderosa do que parece. Por mais difícil que possa parecer, controlar pensamentos e emoções é essencial para distrair a fome emocional. Afinal de contas, quem nunca descontou na comida ansiedade, tristeza ou frustração?

Medium 007eeec4de1916044491c5ffd44e0ba8