Dicas para montar um home office agradável e produtivo

08 de Junho de 2020, 06:43

Fazer home office se tornou uma tendência do mercado mundial que, apesar de ser muito cobiçada, possui seus prós e contras. Nos últimos meses, por causa das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que as pessoas fiquem em casa para combater o Covid-19, ele se tornou uma realidade de muitos trabalhadores.

Trabalhar em home office exige, principalmente, organização e dedicação. Afinal, é necessário que o seu dia seja produtivo, mas para que isso ocorra, o planejamento é imprescindível. O ideal é manter um equilíbrio para que as vantagens do home office prevaleçam.

 

Não ouse demais

Na hora de montar um espaço de trabalho, é natural que queira um ambiente diferente dos demais. Mas é importante não ousar. Móveis cheios de curvas, como os vistos em revistas de design e redes sociais, podem não ser funcionais: uma cadeira toda descolada pode causar problemas na coluna e chamar atenção demais. Posicione organizadores próximos à sua mesa, para que você consiga alcançar tudo o que precisa sem muito esforço, evitando a perda da concentração. Crie o hábito de manter tudo no lugar diariamente, para que você não perca tempo organizando o espaço o de forma cumulativa.

Entrada de luz natural

O ideal é montar a sua mesa de trabalho perto da janela, permitindo a entrada de luz natural. Se precisar do reforço de lâmpadas, direcione um lustre para o centro da mesa ou posicione uma luminária voltada para a área em que você trabalha.

Determine horários de trabalho

Um dos principais benefícios do home office é poder acordar na hora que quiser. Porém, é necessário definir seu horário de trabalho precisamente. Por estar no conforto de casa, muitas pessoas trabalham mais tempo do que em um escritório normal, ou acabam relaxando e trabalhando menos. Crie metas para cada dia, assim você consegue ter um controle melhor do seu horário e afazeres. Criar a hora de almoço também é importante. Nada de almoçar na mesa de trabalho sem parar de olhar para o computador.

Troque o pijama

Por mais confortável que possa parecer, trabalhar de pijama dá um ar preguiçoso para o seu ambiente de trabalho. Não é necessário usar paletó e terno, mas tirar o pijama e se preparar para o dia que está por vir é essencial. Avise as pessoas da sua casa que você está trabalhando. É muito comum para quem não mora sozinho ser interrompido constantemente por pessoas da família.

Evite distrações

Desligue a TV ou deixe com o volume baixo, reduza o uso das redes sociais – caso você não trabalhe com isso, entre outras distrações que você possa ter. Ter disciplina é importantíssimo para manter a produtividade em alta.

 

Medium cbe5b3bf75e987b58281cde80f917c94