Do fácil ao elaborado, dá para caprichar no menu do Dia das Mães

07 de Maio de 2021, 06:43

O Dia das Mães chegou e você ainda não decidiu o eu fazer? Aqui apresentamos algumas dicas e sugestões para preparar um bom e prático almoço, mesmo que seja em cima da hora. A sua mãe vai adorar a surpresa de pelo menos no dia dela não ter de ficar na cozinha, e ainda vai reconhecer o seu esforço. A ideia é montar um cardápio diferente.

 

Comece verificando os ingredientes disponíveis na sua dispensa, caso esteja faltando algum item providencie imediatamente. Para entrada a sugestão é um flã de queijo. Uma receita deliciosa e super fácil de fazer. Separe seis ovos, uma xícara de creme de leite fresco, duas xícaras de parmesão ralado, meia xícara de leite, meia colher de chá de noz-moscada e sal a gosto. Se não tiver forminhas de alumínio, use uma de tamanho maior mesmo. Depois aqueça o forno em temperatura média. Numa tigela, bata os ovos. Em seguida acrescente os demais ingredientes e misture bem. Unte as forminhas com óleo e coloque nelas a mistura de queijo. Leve ao forno em banho-maria por 30 minutos ou até o flã ficar bem firme nas beiradas. Sirva com salada de folhas e tomate.

 

Para o prato principal a dica é uma massa italiana. Além de ser fácil de preparar, tem também a cara do almoço de domingo. Os ingredientes e o passo a passo você vai conferir na receita abaixo. Então vamos à sobremesa. Que tal musse de chocolate branco com calda de ameixa? Separe 400g de chocolate branco em barra picado, 500 ml de creme de leite fresco, quatro colheres de sopa de açúcar e um pacote de gelatina em pó sem sabor. Para a calda, uma lata de ameixa em calda sem caroços. Derreta o chocolate branco em banho-maria com cinco colheres de sopa de creme de leite. Depois peneire o chocolate e reserve. Bata o restante do creme de leite com o açúcar até ficar no ponto de chantilly e misture com o chocolate. Prepare a gelatina conforme as indicações na embalagem e junte ao creme. Passe para uma fôrma e deixe na geladeira por cerca de duas horas. Bata levemente a ameixa no liquidificador, sem desmanchá-la. Em seguida leve ao fogo junto com a calda e mexa até ficar cremoso. Deixe esfriar e espalhe por cima do creme já gelado.

 

Neste dia tão especial, é importante ter estilo, então não se esqueça de servir um aperitivo antes da refeição e um vinho do Porto ao final. Mas cuidado, afinal a homenageada tem que apreciar a sua escolha.

 

 

Lasanha à bolonhesa

 

INGREDIENTES

 

Lasanha

*500 g de massa para lasanha

 

Molho Bolonhesa

*2 colheres (sopa) de óleo *500 g de carne moída *1 cebola pequena picada *1 cenoura ralada no ralo fino *1/2 xícara (chá) de salsão picado *1 lata de polpa de tomate *2 tabletes de caldo carne *1 xícara (chá) de água quente

 

Molho Branco

*2 colheres (sopa) de manteiga *2 e 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo *500 ml de leite líquido *1 pitada de noz-moscada *1 pitada de sal *1 pitada de pimenta-do-reino *1 caixinha de creme de leite

Montagem

*250 g de queijo mozarela fatiado *2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

 

MODO DE PREPARO

1. Lasanha: Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem e coloque em um recipiente com água fria até o momento de montar.

2. Molho Bolonhesa: Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a carne. Junte a cebola, a cenoura, o salsão e deixe refogar até murchar. Acrescente a polpa de tomate e o tablete de caldo, dissolvido em na água quente. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até apurar o molho. Reserve.

3. Molho Branco: Em uma panela, derreta a manteiga, junte a farinha de trigo e deixe dourar. Aos poucos junte o leite, mexendo sempre para não formar grumos. Acrescente a noz moscada, o sal, e a pimenta-do-reino.

4. Quando adquirir consistência cremosa, retire do fogo, acrescente o creme de leite, misture bem e reserve.

5. Montagem: Em um recipiente refratário (20 x 30 cm), coloque uma porção de molho bolonhesa. Cubra com uma camada de massa, e uma porção de molho branco e coloque o queijo mozarela. Repita as camadas até a borda do recipiente. Finalize com o queijo parmesão ralado e leve ao forno alto (220°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até dourar. Sirva.

 

 




 

Medium 0c84a348a89e77c5c8e383f1e34374ab