Drinque refrescante e colorido para celebrar o novo ano

31 de Dezembro de 2020, 06:41

Não tem como discutir: assim como peru combina com Natal, vinhos espumantes – entre eles o tradicional champanhe – fazem par perfeito com os divertidíssimos brindes de Ano Novo. Mas isso não é razão para cair na mesmice!

Para incrementar a festa da virada, que tal preparar o Santé (que é como os franceses dizem “saúde”)? A bebida une as borbulhas do champanhe à leveza e cor das gelatinas. Para os inimigos da balança, a bebida pode ser preparada com gelatina light ou diet. E que venha 2021!

 

INGREDIENTES

*1 pacote de gelatina de uva

*1 pacote de gelatina de limão

*1 pacote de gelatina de maracujá

*1 pacote de gelatina incolor

*50ml de licor de cassis

*50ml de Curaçao de blue

*50ml de vodca

*Champanhe brut para completar

 

MODO DE PREPARO

1. Dissolva um pacotinho de gelatina em água como indicado na embalagem e misture à bebida correspondente: uva com cassis, limão com vodca, incolor com Curaçao blue e maracujá sem bebida.

2. Em formas rasas, ponha a gelatina para endurecer e, em seguida, corte em pequenos cubos.

3. Numa taça flote gelada coloque um cubo de cada sabor e complete com o champanhe bem gelado.

Rende: 8 coquetéis

 

A combinação com comidas

Não há habitualmente celebração em que o champanhe não esteja presente, tendo-se tornado o vinho das festas por excelência. Porém, para servir um champanhe deve-se ter atenção a alguns preceitos básicos. O primeiro diz respeito à temperatura, que deve se situar em torno dos 7ºC ou 8°C. Para se atingir esta temperatura, basta cerca de 20 a 30 minutos num balde com água e gelo ou 3 horas de refrigerador. Não o coloque no freezer.

Assim como o champanhe, o prosecco combina bem com canapés, caviar ou entradas leves.

Alimentos mais gordurosos, como peru e pernil, pedem vinhos espumantes secos com mais acidez, que também combinam com frutas secas, muito usadas em acompanhamentos.

Peixes e frutos do mar são indicados para servir com champanhe. Por ser um vinho mais doce, ele não “esconde” o sabor do alimento. No entanto, se as receitas levarem molhos com manteiga e alcaparras, por exemplo, o tipo seco (prosecco) é o mais indicado. O mesmo vale na harmonização com o camarão, principalmente em receitas com queijos ou catupiry, como é o caso do Camarão na Moranga.

Champagne combina bem com sobremesas.

 

 

Medium d0f8f722a01db6daf1557e55ebf04e0a