É hora de respirar e aliviar a tensão antes do Enem

15 de Janeiro de 2021, 06:43

Com a proximidade do Enem e dos Vestibulares é comum o surgimento de sentimentos como insegurança, medo do fracasso e ansiedade. Muitas vezes, o descontrole dessas emoções pode prejudicar o bem-estar físico e mental do candidato, e até mesmo, o desempenho nas provas, comprometendo seu raciocínio, diminuindo sua concentração e causando lapsos de memória, os famosos “brancos”. Confira dicas de professores que vão ajudar a controlar esses sentimentos e ter um bom desempenho na hora da prova!

 

Antes da prova

Verifique atentamente o local da prova e a forma como irá chegar até lá, preparando-se para chegar com antecedência. Essa organização ajuda a diminuir a ansiedade.

As provas são longas, então é bom levar uma garrafinha de água e algo que possa comer. Quem sabe até um chocolate não lhe ajude a sentir-se melhor?

Às vezes dá aquela sensação de que existe um conteúdo que pode cair e que você não estudou o suficiente. Acredite em você! Desesperar-se para estudar algo às vésperas pode lhe deixar ainda mais ansioso.

Descansar no dia anterior à prova, para que o cansaço de uma longa prova não atrapalhe seu desempenho.

 

Na hora da prova

Calcule o tempo que tem para responder cada questão antes de iniciar a prova. Se souber administrar bem o tempo, você se sentirá menos ansioso.

Procure não pensar nos outros concorrentes, todos estão passando pela mesma situação e podem estar tão ou mais ansiosos que você.

Pule as questões que não souber responder e após concluir a prova, volte mais tranquilo para buscar uma resposta.

Caso o temido branco aparecer, não se desespere. Feche os olhos, inspire devagar e expire pausadamente. Repita isso algumas vezes ou até perceber que está se sentindo melhor. A respiração profunda diminui a ansiedade e melhora a concentração.

Fique atento ao tempo para entregar a prova. Organize-se para ter tempo de passar suas respostas para o cartão de respostas com calma, evitando erros.

Medium a795d5691c1dd220cc5cbc69004e8129