Ecossistema de inovação aberta acelera negócios da Natura

09 de Novembro de 2022, 06:41

A Natura vem fortalecendo a sua atuação no ecossistema de inovação aberta desde 2016, quando lançou o Natura Startups, programa que visa conectar novos empreendedores aos desafios de negócios da companhia. Desde a criação da iniciativa, cerca de 5500 startups foram avaliadas pela multinacional de cosméticos, que testou 149 soluções criadas por elas e estabeleceu pelo menos 57 parcerias comerciais. Atualmente, 48 startups possuem um relacionamento ativo com a empresa.

Segundo José Manuel da Silva, vice-presidente de Novos Negócios da Natura &Co América Latina, o Natura Startups é uma área fundamental para a transformação organizacional da companhia, que busca uma cultura de inovação cada vez mais colaborativa e transversal. O número de colaboradores engajados em iniciativas do programa aumentou cerca de 60% em 2021 em comparação a 2020, por exemplo. “Acreditamos que esse modelo de trabalho descentralizado contribui para otimizar o desenvolvimento de soluções disruptivas e rentáveis ao permitir que redes externas contribuam com novas tecnologias e conhecimentos. Todo o processo se torna mais ágil, estratégico e eficiente quando atuamos em cooperação. Além disso, também nos tornamos uma porta de entrada para novos empreendimentos em estágios iniciais que desejam expandir seus negócios”, conta o executivo.

As soluções escolhidas são aplicadas em diversos segmentos da companhia, como as áreas de logística, recursos humanos, marketing, biotecnologia, varejo, jurídica e finanças. Além disso, a empresa também investe em inteligência artificial, tecnologias educacionais, e voltadas para a redução de impactos ambientais e para a área de saúde. O objetivo é aprimorar não somente os produtos e serviços oferecem, mas também a experiência de toda a sua rede de relações e contribuir com a manutenção de um modelo de negócio capaz de gerar impactos positivos para o mundo.

Entre as soluções já obtidas pela companhia por meio do programa, visando atender metas de sustentabilidade, está a adoção do uso de drones – com auxílio da startup Speedbird Aero – para a realização de entregas de produtos da marca, que deve contribuir para redução de emissões líquidas de gases de efeito estufa. Outro exemplo de tecnologia de impacto positivo é a de serviços de áudio para sites, criados pela healthtech Audima, que permitem a inclusão digital de pessoas com deficiência. Já para a melhoria do relacionamento com a força de vendas, conta-se com a parceria da adtech Squid, que disponibiliza uma plataforma de métricas focada em missões realizadas pela Natura com sua rede de Consultoras Influenciadoras e Treinadoras.

Mais informações sobre o Natura Startups podem ser encontradas no link.

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