Entenda como e onde começar a organizar as finanças

29 de Novembro de 2022, 06:43

Mais da metade dos brasileiros (52%) afirmam não possuir ou saber como montar um planejamento financeiro para o futuro, segundo dados de 2021 de um levantamento da empresa de educação financeira Leve. A falta de organização com o dinheiro dificulta o estabelecimento de metas profissionais e pessoais de longo prazo, além de poder causar turbulências no orçamento. Por isso, para o economista e consultor financeiro Gideon Ferreira, o momento de planejar o futuro é o agora. 

De acordo com Gideon Ferreira, o primeiro passo é anotar todos os gastos fixos essenciais, como água, energia elétrica, aluguel, entre outros. “A soma de todas essas despesas mensais representa o seu custo de vida, e esse montante deve ser observado mês a mês para não prejudicar seu planejamento. Depois, é preciso observar os gastos não essenciais, e analisar quais deles você pode cortar ou evitar, sempre ponderando se aquela compra ou endividamento é realmente uma necessidade”, explicou Ferreira, executivo da Select Investimentos, em Aracaju.

O economista destacou, ainda, que separar despesas por categorias e registrar todos os gastos realizados, independente do valor, são instrumentos efetivos para organizar as finanças. “Dessa maneira, conseguimos rastrear melhor para onde o nosso dinheiro está indo, inclusive, identificando aquilo com o que mais estamos gastando, informação crucial para gerirmos melhor nossos recursos”, disse ele, ressaltando que, com o controle minucioso de gastos, o planejamento financeiro se torna mais simples e, também, eficiente.

ONDE FAZER

Gideon Ferreira lembrou que existem diversas ferramentas para controlar as despesas, indo de aplicativos para smartphone até um simples caderno de anotações, além de planilhas em programas de computador. Para ele, “o que importa é se você está realmente conseguindo organizar as suas finanças". O executivo apontou que existem diversos aplicativos gratuitos para iOS e Android que auxiliam nessa tarefa, citando como exemplo Coin Keeper, Money Lover e Mobilis.


 

Medium 4a1c4e1d86d612f6b503b27e0a7d4303