Escritora sergipana tem obra celebrada em livro

08 de Abril de 2021, 06:41

A poeta Iara Vieira, um dos nomes mais significativos da literatura sergipana, tem sua obra celebrada em livro com lançamento confirmado para o dia 9 de abril, às 19h, pelo canal do Youtube da editora Mondrongo (Bahia). Poesia Completa, título da obra, traz a produção poética de uma das maiores vozes do cenário das letras sergipanas. A seleção e revisão dos poemas foi feita pelo poeta Ronaldson.

Para o poeta, que há anos se debruça sobre os versos de Iara, a importância dessa obra não está somente no seu inegável valor literário, mas em fazer justiça (sem rancores das precariedades culturais) a uma autora fundamental que extrapolou os limites da produção literária para imprimir uma ação cultural indelével. “Marcante em sua geração e além dela, esta publicação mostra a inteireza de uma autora singular e essencial. Uma edição que agrega livros de muito valor, em edições  já esgotadas num tratamento contemporâneo que honra a poeta e seus leitores”, ressalta Ronaldson.

Natural de Aracaju, Iara Vieira é formada em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. Foi professora da rede municipal de ensino, trabalhou na Secretaria de Estado da Cultura, além de ensinar redação em curso pré-vestibular. Ela também desenvolveu importantes projetos na área cultural do Estado como O Fórum de Poesia, O Ciclo de Debates Literários, O Autor e o Leitor, O Livro vai à Escola, Oficina Literária e promoveu os concursos Prêmio Núbia Marques (Ficção) e Prêmio Santo Souza (Poesia), além do Aperitivo Poético (Poesia).

Como poeta, Iara Vieira destacou-se como um nome de relevante peso, colocando a poesia sergipana aos olhos de grandes nomes da literatura brasileira como o poeta Carlos Drummond de Andrade que, ao receber os originais do livro “Esses tempos ad/versos” testemunhou, escrevendo à poeta:

 

Medium 5efbf3e4e83ca48d0dc0be09350e70fe