Exposição moderada ao sol deve ser mantida durante isolamento

07 de Abril de 2020, 07:00

O melhor remédio para se prevenir do coronavírus é ficar em casa, mas a exposição ao sol não deve ser esquecida. A falta de exposição solar pode reduzir os níveis normais de vitamina D, que está associado a menor taxa de infecções.

A vitamina D é um nutriente com função de hormônio que age em diversas áreas do organismo. A manutenção de níveis normais de vitamina D está associada a menor taxa de infecções, segundo o coordenador científico da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Helio Miot. "A vitamina D está envolvida no processo de defesa do organismo contra agentes infecciosos e células cancerígenas. Isso se concluiu quando se compararam pessoas com baixo nível de VD, versus, altos níveis de VD", exclarece.

Miot explica que grande parte da vitamina é produzida pela pele, sendo mais de 90% pela exposição solar habitual. “Então não é aquele indivíduo que vai se bronzear na piscina, mas é durante aquela caminhada, ao estender uma roupa no varal, tudo isso promove uma grande síntese de vitamina D. Outra grande parte ocorre pela alimentação, com alimentos como peixes, ovos, derivados de leite e algumas frutas. Esses alimentos têm uma quantidade de vitamina”.

O médico também alerta que a exposição deve continuar sendo leve. “A síntese acontece muito rapidamente, e se houver um excesso de exposição, o consumo de vitamina D acaba sendo comprometido. Então não se recomenda, nem mesmo com filtro solar, ficar se expondo, intencionalmente. As pessoas de risco, como idosos, obesos, quem está em pós-operatório de cirurgia bariátrica, mulheres na menopausa, são indivíduos de alto risco para hipovitaminose D. Esses indivíduos devem conhecer o seu nível e se forem baixos, devem repor de forma oral com medicamentos”, orienta.

 

 

 

Medium 944dea9d6e54f8cbf2adf5b5408e2e1e