Fazer pão em casa virou tendência

29 de Maio de 2020, 06:45

Quem não é fã do pãozinho feito em casa? Crocante por fora e macios por dentro, eles estão viralizando entre os padeiros de primeira viagem. Gente que  descobriu uma certa habilidade e prazer em produzir o próprio pão. Dá uma olhada nas redes sociais para ver as fotos. Pães de variados tamanhos e sabores. Alguns tão bonitos que parecem profissionais. Outros nem tanto. Mas o que vale é colocar a mão na massa. Parece até que as pessoas começaram a entender só agora que é possível e saudável produzir pães em casa.

A “padaria em casa” também nos oferece uma infinidade de possibilidade. Das receitas tradicionais até os preparados com farinhas variadas. Tudo feito com o tempo de sobra da quarentena e como forma de higienizar a mente.

Para os amadores, uma dica bacana é observar a temperatura do forno. A maioria dos pães são assados em temperatura entre 200 ºC e 250 ºC. Pães menores ou massas enriquecidas com manteiga, açúcar ou ovos podem precisar de um pouco menos de calor, entre 180 ºC e 200 ºC, para não dourarem rapidamente. Tão importante quanto o durante é o antes: esquente o forno em temperatura máxima por cerca de 20 minutos.

Outra dica é segurar a gula: fuja da tentação de comer o pão assim que retirá-lo do forno. Ele precisa de pelo menos 15 minutos de descanso para resfriar e terminar de assar internamente. Se cortá-lo antes do tempo vai perceber um interior úmido que deixa uns grumos de miolo na faca. A dica é colocar o pão sobre uma grade de resfriamento ou sobre uma boca de fogão desligada para evitar o acúmulo de umidade na base do pão.

Confira uma receita de pão de liquidificador. Além de ficar uma delícia, é uma opção que, sem dúvida, vai agradar e surpreender a toda sua família no café da manhã, da tarde ou como lanche!

 

INGREDIENTES

*300 ml de leite morno pra frio *1/2 xícara (chá) de óleo *2 ovos *2 colheres (sopa) de açúcar *1 colher (chá) de sal *1 envelope de fermento biológico seco *4 xícaras (chá) de farinha de trigo *Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar a forma

 

MODO DE PREPARO

1. No liquidificador, bata o leite, o óleo, os ovos, o açúcar, o sal e o fermento.

2. Despeje o conteúdo em uma tigela, e acrescente quatro xícaras de farinha de trigo. Mecha com uma colher de pau até ficar homogêneo.

3. Transfira para uma fôrma de bolo inglês média untada e enfarinhada,

cubra e deixe descansar por 50 minutos.

4. Leve ao forno médio, preaquecido a 180º, por 25 minutos a 30 minutos ou até assar e dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.

Medium 7c10c3e7ddf1bdfdaa52e62f30556feb