Feirinha da Praça Tobias Barreto é marco da cultura popular sergipana

18 de Outubro de 2024, 06:02

Marco da história e cultura na década de 80, a feirinha da Praça Tobias Barreto, no bairro São José, foi um dos pontos mais tradicionais de comércio e convivência de Aracaju. Naquela época, era conhecida pelas barracas improvisadas num ambiente simples, onde era vendida uma variedade de produtos, como alimentos, artesanatos e roupas. Aos poucos, o local se tornou um ponto de encontro de amigos da juventude sergipana, assim como de famílias, não apenas para compras, desempenhando, também, um papel social importante para além da função comercial.

Símbolo da identidade local naquela época, a feirinha da Praça Tobias Barreto também representava a tradição e a vida cotidiana em Aracaju, pois a movimentação de pessoas era intensa. Aos domingos, sempre aconteciam eventos culturais, apresentações musicais com artistas da terra e também outras manifestações artísticas. Hoje, a feirinha continua a atrair moradores e turistas, que buscam uma experiência autêntica na cidade.

A feira representa a resistência das tradições populares em meio à modernização urbana e a união entre tradição e modernidade. No local é possível encontrar desde saborosos doces e salgados caseiros, bonecas de pano, rendas, roupas em tecido pintado, bordados, assim como artigos em palha, bijuterias e peças em cerâmica fabricadas pelos próprios artesãos.

Num cenário arborizado e tranquilo, contrastando com o movimento de pessoas, a feirinha se modernizou ao longo dos anos sem perder as características tradicionais. Assim, permanece o charme das barracas simples e a cordialidade dos vendedores, que mantêm viva a essência da cultura sergipana, somados a um miniparquinho com brinquedos infláveis para a criançada se divertir, um diferencial implementado por comerciantes. Eles tiveram a ideia de proporcionar outros atrativos para as famílias que vão dar um passeio numa tarde de domingo.

A feirinha da Praça Tobias Barreto continua com as atividades sempre aos domingos, das 10h às 22h, oferecendo gastronomia variada, inclusive almoço.

 

 

Fonte: Com informações do AJN1

Medium 79068401414447401fb5f86875378377