Festejos juninos e comemorações tradicionais são cancelados em Sergipe

26 de Março de 2020, 06:28

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) provocou a suspensão de festas juninas, padroeiro ou de qualquer outro tipo de comemoração tradicional em 32 municípios sergipanos. O anúncio do cancelamento foi feito na tarde de quarta-feira (25), por meio de nota pública divulgada pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), pelos prefeitos das cidades.

 

A decisão, que visa concentrar recursos para o combate a pandemia de coronavírus, aconteceu durante uma reunião on-line coordenada pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) com a participação de todos os prefeitos e do governador Belivaldo Chagas, que aprovou a iniciativa dos gestores e informou que também não fará nada festivo até o dia 30 de maio.

 

Os prefeitos explicaram que apesar do anúncio de compensação do FPM feito pelo Governo Federal, os municípios sofrerão com penalizações nos repasses das demais transferências constitucionais que compõem parcela significativa da fonte de receita municipal.

 

Ainda de acordo com os gestores, diante desta realidade de diminuição de arrecadação, os municípios deverão cumprir as obrigações constitucionais de ente federativo e, ainda, prover os munícipes de investimentos na saúde e para apoio aos pacientes acometidos pelo vírus, assim como amparo às famílias carentes.

 

 

Medium 4579ff09a99e1bf1e3956dddc08b9740