Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI)

17 de Outubro de 2019, 06:47

Aracaju recebe a 17ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), de 23 a 27 de outubro. Este ano, a festa celebra o mestre dos quadrinhos brasileiro  Mauricio de Sousa e exibe, pela 1ª vez no cinema, o novo filme de Luccas Neto. Além de garantir acesso gratuito ao mundo das telonas a estudantes de escolas públicas de Sergipe, com o projeto “A Tela na Sala de Aula”, o FICI ainda traz ingressos a preços populares para todos.

 

Com cerca de 50 produções cinematográficas diferentes, a edição deste ano também terá as sessões Prêmio Brasil de Cinema Infantil, Pré-estreia Brasil, Panorama Brasil, Programa Internacional, Anima Mundi com Dublagem ao Vivo, Se você ainda não viu, 8X Animação – Especial Séries Brasileiras, O Pequeno Jornalista, Mostra Novos Jovens e Sessão Acessibilidade.

 

No Programa Internacional, o grande destaque é a produção belga-holandesa Binti, live-action (filme com atores), inédito no Brasil, da diretora Frederike Migom. O filme aborda a questão dos refugiados na Europa, através da história da menina Binti e sua família. O longa também integra a sessão O Pequeno Jornalista, que terá as participações das jornalistas da TV Sergipe Maristela Niz e Kedma Ferr. Klara Superstar (KuToppen), longa norueguês da diretora Lise I. Osvoll, completa o Programa Internacional. A animação promete divertir a criançada com a história da vaquinha Klara, que mora na cidade e sonha em ser uma popstar.

 

O FICI apresenta anualmente a Sessão Acessibilidade, oportunidade para crianças com deficiências visuais e/ou auditivas acompanharem o filme através da linguagem de LIBRAS, legenda descritiva e audiodescrição. Este ano, o filme escolhido é o longa de animação brasileiro Tito e os Pássaros, de Gustavo Steinberg, Andre Catoto e Gabriel Bitar, com a tocante história do menino Tito em sua jornada para salvar o mundo de uma estranha epidemia, que envolve a busca do pai ausente.

 

Na Mostra Novos Jovens, os títulos são direcionados ao público pré-adolescente e adolescente com temáticas atuais. Na programação da mostra deste ano estão dois documentários e uma ficção, todos brasileiros. Eleições (Olhar Distribuição), de Alice Riff, acompanha as votações para o grêmio estudantil de uma escola pública em São Paulo e seu impacto na relação entre os alunos, traçando um paralelo com a atmosfera do país diante das eleições presidenciais. Já Espero tua (re)volta, de Eliza Capai, acompanhou as manifestações estudantis desde 2013 e é vencedor de dois prêmios no Festival de Berlim, dentro da Mostra Generation 14plus: Peace Film e Anistia Internacional, e dos prêmios de Melhor Filme, Montagem e Roteiro na 23ª edição do Cine-PE, além do prêmio Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. A ficção Para’i (Descoloniza Filmes), de Vinícius Toro, aborda as reflexões de uma menina guarani diante do choque cultural entre sua tribo e o mundo da cidade.

 

A Tela Na Sala de Aula

No projeto A Tela na Sala de Aula, professores da rede pública de ensino têm a oportunidade de usar o cinema como ferramenta pedagógica. São filmes de diversas nacionalidades, apresentados gratuitamente aos alunos e professores, que enriquecem o trabalho do professor e dão suporte à educação. Cada filme apresentado possui um caderno pedagógico, com sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação e dividido por segmento escolar (da educação infantil ao ensino médio), disponibilizado gratuitamente no site do FICI. Cerca de 900 mil crianças já participaram deste projeto.

 

FICI

Desde a primeira edição, em 2003, o Festival Internacional de Cinema Infantil, dirigido por Carla Camurati e Carla Esmeralda, já exibiu mais de mil títulos, de 36 países, para um público superior a 1,7 milhão de espectadores. As produções são exibidas com exclusividade em salas da Rede Cinemark em Aracaju, Rio de Janeiro, Niterói e Natal.

 

Apoio

O 17º FICI é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Cinemark, BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual, Ancine – Agência Nacional do Cinema e Potigás, apoio da Globo Filmes e Telecine. Conta com a coprodução da Esmeralda Produções e coprodução local da AVBR Produções, realização da Copacabana Filmes e Produções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal e exibição exclusiva na Rede Cinemark. O apoio local é da TV e FM Sergipe, G1 Sergipe, Casa Curta-SE, Superlux e Shopping Jardins.

 

Confira a programação completa no link: https://www.fici.com.br/

 

Fonte: Ascom/Casa Curta-SE

 

Medium 916a34b04bb82b32e260c4451a7d6d95