Funcaju prorroga as inscrições do ‘Janela para as Artes’

17 de Novembro de 2020, 06:42

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) prorrogou as inscrições para o programa de editais ‘Janelas para as Artes’. O objetivo foi atender aos pedidos da classe artística e assegurar que a verba emergencial regulamentada pela lei federal Aldir Blanc, de fato, chegue ao público-alvo.

Ao todo, são oito segmentos artísticos contemplados pelo projeto e o setor cultural deve ficar atento para o prazo estendido de inscrição, que se encerra no próximo dia 22 de novembro. Para auxiliar os candidatos, a Fundação montou uma central de atendimento na sede, localizada à Rua Estância, 39, Centro, além de disponibilizar o perfil @funcaju, no Instagram, e o site www.aldirblancaju.art.br.

Podem se inscrever no edital pessoas físicas, residentes e domiciliadas em Aracaju, com atuação no campo artístico-cultural há, pelo menos, dois anos. Instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, cujo estatuto ou contrato social e cartão de CNPJ tenham como natureza o desenvolvimento de atividades relacionadas à produção artística e/ou cultural, com sede no município, também podem apresentar seus projetos.

De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, as inscrições estão aumentando, mas foi percebida a necessidade de ampliar o prazo para que mais artistas possam ser atendidos. “Por isso, estendemos até o dia 22 de novembro, para que o número de participantes seja multiplicado. Reforço para que os artistas acessem as plataformas e se inscrevam. Flexibilizamos ao máximo as exigências para atendê-los, afinal, o espírito da lei é, justamente, levar o fomento para quem está sem trabalhar desde o começo da pandemia e que está em uma situação difícil”, destaca o presidente da Funcaju, Luciano Correia.

O projeto Janelas para as Artes vem sendo pensado pela Funcaju há alguns meses, desde que foi firmada a distribuição de recursos da União, em agosto deste ano, para os estados e municípios do país, a fim de atender trabalhadores e profissionais da área artístico-cultural que também vêm sofrendo com as consequências da pandemia da covid-19. Os recursos foram regulamentados pela lei federal Aldir Blanc. Aracaju tem disponível R$ 4 milhões para aplicar no setor artístico, como pede a legislação. O Janelas para as Artes é apenas um dos editais que viabiliza esse repasse.

Medium bbabcaf8a00375b4d596a3fefcabb313