Hábitos saudáveis para tratamento da hipertensão arterial

26 de Abril de 2023, 06:30

Nesta quarta-feira, 26 de abril, acontece o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A doença, que atinge 35% da população brasileira, é responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país. Maus hábitos alimentares, sedentarismo e predisposição genética estão entre as causas. Apesar de não ter cura, o tratamento adequado pode garantir qualidade de vida ao hipertenso.

Para conscientizar a população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza serviços para o tratamento da doença. As ações são ofertadas por meio do Programa da Rede de Atenção Primária (Reap), onde as marcações podem ser feitas por agendamento de consulta para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), via Portal Saúde, no site da Prefeitura, ou pelo telefone 0800 729 3534, digitando a opção 5, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Os aracajuanos que suspeitam de problemas de hipertensão devem marcar uma consulta para um clínico geral na UBS mais próxima à sua residência, que receitará alguns exames. Caso haja alguma alteração, o paciente retorna para o clínico e passará a ser acompanhado na unidade. Esse acompanhamento pode ser medicamentoso ou não. É importante orientar que, na maioria dos casos, o tratamento é realizado na UBS. Só será encaminhado para uma especialidade se houver necessidade”, explica a nutricionista e referência técnica da SMS, Vanessa Barreto.

Depois da marcação e da realização da consulta nas UBSs, se o profissional de saúde perceber alguma cardiopatia ou problema cardiovascular nos pacientes com hipertensão, a orientação é que eles sejam encaminhados, via agendamento eletrônico pelo sistema IDS Saúde, por meio de regulação da SMS, para o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos).

 

Hábitos saudáveis

Ainda segundo a nutricionista da SMS, as mudanças nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos promovidas na rotina das pessoas favorecem muito a redução de doenças crônicas. “O recomendado é priorizar alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, hortaliças, grãos integrais, carnes magras, ovos, feijão e produtos lácteos desnatados. Ter um consumo regular de fontes de gorduras boas também é imprescindível para uma boa saúde, através de peixes como sardinha e atum, sementes como chia e linhaça, além do azeite de oliva extra virgem”, complementa.

 

Medium 5b1a78f3da807d527d757d50cb10538d