Higienização de aparelhos celulares na pandemia

13 de Maio de 2021, 06:40

Para prevenir a infecção pelo da Covid-19, os brasileiros passaram a se empenhar mais na limpeza da casa. A importância da higienização, principalmente dos objetos, se justifica, pois estudos mostram que a sobrevivência do coronavírus pode variar de 2 horas a 9 dias, conforme diferentes condições, como o tipo de superfície, temperatura, umidade do ambiente, incidência de luz solar e cepa específica do vírus.

O Covid-19 pode, por exemplo, pode sobreviver até 72 horas no plástico (em estudo que compara SARS-CoV-1 e SARS-CoV-2 (3)/ até 9 dias em revisão com outros coronavírus); 5 dias em metal, cerâmica, papel e vidro; 4 dias em madeira; 3 dias em aço inoxidável; 2 dias em aventais descartáveis; 24h em papelão; 8h em látex e alumínio; e 4h em cobre.

Nesse contexto, há um objeto que precisa de atenção especial. Usado para ouvir música, navegar pelas redes sociais, jogar e se comunicar de diferentes formas, o celular é a principal ferramenta utilizada diariamente pelos brasileiros em todos os lugares: em casa, no trabalho, na rua, no transporte público, etc. Por conta disso, o aparelho também tem potencial de carregar todo o tipo possível de impurezas, vírus e bactérias, inclusive o coronavírus. Portanto, negligenciar sua higienização pode ser crucial para a contaminação pela doença.

Só que os aparelhos eletrônicos exigem um tratamento especial na hora da faxina, já que, dependendo de como forem manejados, podem sofrer danos. Porém, isso não é desculpa para deixar de limpá-los.

 

Confira como limpar corretamente os tablets e celulares:

Devem ser higienizados com mais frequência, principalmente os celulares, já que tocamos neles o tempo todo. No início da pandemia, muita gente aproveitou o álcool em gel para desinfetá-los, mas o ideal é utilizar álcool isopropílico 70%, pois ele não leva água em sua composição.

O álcool em gel serve apenas para as mãos. Ele tem glicerina, que serve para hidratá-las. Já o álcool líquido comum é indicado para superfícies, como maçanetas, mesas e portas. Em componentes eletrônicos, ele causa oxidação, comprometendo o aparelho. Lembre-se de passar o produto em todo o corpo do aparelho, nas bordas e na tela. Espere secar e passe mais uma camada para garantir, uma vez que a primeira limpeza vai eliminar mais a sujeira visível.

As capinhas também devem ser higienizadas, por siso priorize as laváveis. Mas atenção! Para fazer a higienização sem riscos de circuitos, o equipamento precisa estar desligado e sem cabos nem acessórios.

 

Medium 279b14da5cfe0faddf5b980a2847f459