Hoje é comemorado o Dia Internacional do Croissant

30 de Janeiro de 2023, 06:41

Macio, crocante e amanteigado. O croissant é tudo isso e muito mais! De tão amado, ele tem um dia mundial só dele: comemorado no dia 30 de janeiro. Como boa parte das iguarias francesas, sua origem é questionada. Segundo a lenda mais conhecida, ele surgiu na Áustria em 1663. Porém, o famoso pãozinho de massa folhada faz sucessos em muitos países do mundo, dentre eles o Brasil.

A principal característica do croissant, que também é o seu segredo, está na massa. São as dobras que separam uma camada da outra que proporcionam a estética característica do croissant. Ele deve ter um sabor amanteigado, com crosta crocante e dourada. Suas pontas são coladas no meio da massa. Já o miolo deve ser aerado e macio. Para isso, é feito de açúcar, farinha, sal, leite, fermento, manteiga e ovos pincelados.

Enrolado em formato de meia-lua, pode ter recheio salgado ou doce. É muito comum encontrar croissants recheados com queijo, geleia e até mesmo chocolate. Confira uma receita bem prática dessa deliciosa iguaria: croissant de liquidificador com recheio de frango!  

 

INGREDIENTES

Massa: *3 ovos *1/2 xícara (chá) de óleo *1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno *4 tabletes de fermento biológico fresco (60g) *2 colheres (sopa) de açúcar *1 colher (sopa) de sal *1kg de farinha de trigo *Óleo e farinha de trigo para untar *1 gema para pincelar *1 colher (sopa) de azeite para pincelar

Recheio: *1 colher (sopa) de azeite *1 cebola ralada *1 dente de alho ralado *1kg de carne moída *Sal e pimenta-do-reino a gosto *1 pitada de canela em pó *1 colher (sopa) de extrato de tomate *1/2 xícara (chá) de castanha de caju picada *2 colheres (sopa) de salsa picada

MODO DE PREPARO

1. No liquidificador, bata os ovos com o óleo, o leite, o fermento, o açúcar e o sal. Coloque metade da farinha em uma tigela e despeje o líquido do liquidificador. Misture, adicione o restante da farinha, aos poucos, e sove até ficar lisa e homogênea. Transfira a massa para uma tigela e deixe descansar por 1 hora, coberta com um pano seco e limpo.

2. Para o recheio, em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola com o alho. Adicione a carne e frite até dourar. Tempere com sal, pimenta, a canela e misture o extrato de tomate. Adicione a castanha, a salsa, misture e desligue o fogo.

3. Abra a massa e corte formando triângulos grandes. Coloque uma porção do recheio, enrole fechando como croissant e organize em uma fôrma grande, untada e enfarinhada. Misture a gema com o azeite e pincele sobre os pães. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Retire e sirva em seguida.

 

Medium 71c36a907f2aa9a67bb1bd048c915a7c