Hoje é comemorado o Dia Mundial da Voz

16 de Abril de 2021, 06:40

Celebrado nesta sexta-feira, 16 de abril, o Dia Mundial da Voz, traz uma campanha que tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças. O câncer de laringe é um exemplo preocupante de como a falta de importância com a voz pode se manifestar.

Profissionais que utilizam a sua voz diariamente (jornalistas, cantores, atores, e etc) podem estar mais atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal, no entanto, o restante da população negligencia ou desconhece a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a sua qualidade de vida.

É muito importante consultar um médico otorrinolaringologista sempre que suspeitar de problemas com a garganta. Aproximadamente 2/3 dos tumores da laringe surgem na corda vocal e qualquer lesão nesta região causa rouquidão, ou seja, na maioria dos casos a rouquidão persistente é o sintoma inicial.  

A maior preocupação é com aqueles pacientes que consomem ou consumiam bebida alcoólica e/ou cigarro e que tem rouquidão, dor na garganta ou dificuldade para engolir por mais de 15 dias. “São esses pacientes que têm a maior chance de ter uma lesão maligna, um câncer. Infelizmente, devido a essa crise da pandemia da Covid-19, esses pacientes estão demorando muito mais tempo para procurar atendimento médico, o que faz aumentar o número de casos de tumores de laringe mais avançados no nosso dia a dia”, alerta Diretor Secretário Adjunto da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e Diretor Clínico da Otocenter Dr. Daniel d’Avila.

O Dia Nacional da Voz foi instituído pela Lei Nº 11.704, de 18 de junho de 2008. A primeira celebração em homenagem à voz, no entanto, surgiu anos antes no Brasil, em 1999.

 

 

Medium b35c37c2f7faf7c26992a1154dd60074