Hospital de Cirurgia recebe novo aparelho de radioterapia

31 de Agosto de 2020, 06:41

Mais uma boa notícia do Hospital de Cirurgia! Na noite de sexta-feira (28), a unidade hospitalar recebeu o novo acelerador linear (radioterapia) – equipamento crucial para a realização do tratamento oncológico –, fruto do plano de reestruturação que vem sendo feito na instituição, pactuado na Intervenção Judicial.

De acordo com a interventora judicial, em novembro de 2018, ela colocou como prioridade disponibilizar o melhor tratamento aos pacientes oncológicos. “Para isso, busquei retornar o processo de negociação do acelerador junto com a fabricante Elekta, e com o Ministério da Saúde e os órgãos de controle para cuidar dos prazos de efetivação do convênio federal para aquisição do aparelho. Empenhei minha palavra nesse processo. E, por isso, hoje para mim é um dia de felicidade, que só será completa quando reinaugurarmos o serviço de radioterapia”, destaca a interventora judicial do Hospital de Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães.

Ainda segundo Márcia Oliveira desde o início da Intervenção Judicial, o Serviço de Oncologia do Cirurgia vem passando por uma série de avanços, como a ampliação das equipes multiprofissionais, retorno da quimioterapia, aumento das cirurgias oncológicas – diminuindo o tempo de espera –, e, agora, avançando ainda mais com a chegada do novo aparelho para a radioterapia.

 O novo acelerador linear do Cirurgia, que custou R$ 2.820.791,27, é fruto de convênio federal, via Ministério da Saúde, onde consta também a aquisição de aparelhos de tomografia e ressonância magnética. Iniciado em 2013, o processo de compra do acelerador foi paralisado em 2017, sendo retomado somente com o início da Intervenção. “Ao assumirmos a gestão, nos deparamos com o pagamento em aberto. Contudo, após um trabalho árduo, sempre sob supervisão do Ministério da Saúde, do Ministério Público Federal e do Ministério Público de Sergipe, conseguimos finalizar o pagamento, efetivando a compra”, reforça a interventora judicial.

Márcia Guimarães ressalta ainda que o Cirurgia, mesmo não realizando hoje radioterapia, devido à desativação do antigo acelerador linear, buscou contribuir com a diminuição do tempo de espera do tratamento dos pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS). “Graças à parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde e do Huse (Hospital de Urgência de Sergipe), colaboramos com os tratamentos realizados no terceiro turno da oncologia do Huse, com a disponibilização da nossa equipe de profissionais”, afirma.

 A previsão é de que o novo acelerador do Cirurgia entre em funcionamento no primeiro trimestre de 2021.

 

Medium 2d800f156ac6022a26f4ca17d650e7fd