Hospital realiza procedimento inédito de gastrostomia em Sergipe

22 de Abril de 2022, 06:42

Mais uma vez, o Hospital Primavera sai na frente e realiza o primeiro procedimento de gastrostomia percutânea guiada por Raio-X do estado de Sergipe. O procedimento minimamente invasivo, que ocorreu no dia 07 de abril, no setor de Hemodinâmica do hospital, contou com parte da equipe formada pelo radiologista intervencionista, Thiago Fabiano; do endoscopsita, Lucas Marques; e do anestesiologista, Geraldo Oliveira. Essa técnica consiste na introdução de uma sonda diretamente no estômago sem a necessidade de uma incisão cirúrgica.

Segundo o médico radiologista intervencionista, Thiago Fabiano, o angiógrafo, aparelho da sala de hemodinâmica, emite raios-x que atravessam o corpo humano e atinge um receptor. O computador analisa esses dados para criar imagens em tempo real, assim é possível identificar o ar contido no estômago e puncioná-lo diretamente na barriga. Em seguida, através de pequenos furos no estômago, o mesmo é fixado na parede abdominal (manobra chamada de gastropexia) para só depois introduzir a sonda de gastrostomia com total segurança. Cinco horas após o procedimento, o paciente recebeu alta hospitalar.

Realizado em poucos centros de referência no mundo, esse procedimento surgiu como uma alternativa às cirurgias. Normalmente é indicado para os pacientes que não conseguem ser submetidos a gastrostomia endoscópica tradicional, em que uma câmera é introduzida na boca chegando até o estômago, devido a obstrução neste trajeto que usualmente são causadas por tumores de esôfago, do pescoço e da boca.

 

Medium 336ac494a01366ba28b96c69e4e1d27c