Hospital Santa Isabel participa da 2ª edição do Opera Sergipe

12 de Março de 2025, 06:01

O Hospital e Maternidade Santa Isabel está participando da segunda edição do Opera Sergipe e do Opera Sergipe Mulher, programas voltados para a ampliação do acesso a cirurgias eletivas de média e alta complexidade no estado. Na iniciativa que ocorreu no último sábado (08/3), a equipe da instituição realizou mais de 600 atendimentos e, agora, se prepara para a realização de cirurgias em cinco especialidades: mamária, endometriose, bariátrica, ortopédica e urológica. 

“Eu quero agradecer ao Governador Fábio, quero agradecer ao Secretário de Saúde Cláudio, por ter confiado mais uma vez no Santa Isabel em participar da fase dois do Opera. Na primeira fase foram realizadas mais de 4.000 cirurgias e agora estamos dando continuidade na fase dois. Então, eu quero dizer que todos os pacientes serão muito bem acolhidos em nossa casa mantendo a nossa missão que é cuidar das pessoas de forma segura e especial,” disse o diretor geral Rubens Moreira.

O Governador do Estado, Fábio Mitidieri, enfatizou que o Santa Isabel, abraçou o programa desde início: “o Santa Isabel nos abraçou, abraçou o programa, e é um parceiro importantíssimo porque dá celeridade, dá qualidade no serviço e humaniza. Quem é atendido no hospital Santa Isabel é atendido com muito amor, como muito carinho por esses profissionais que dedicam as suas vidas a fazer a sua vida melhor”, afirmou.

Expansão do programa e novas especialidades

Nessa nova etapa houve a inclusão de 19 novos procedimentos de alta complexidade e entre as novas cirurgias estão a cirurgia bariátrica, ressecção endoscópica de próstata, procedimentos para endometriose, mamoplastia redutora e reconstrutiva, cirurgia de polimastia e remoção de cálculos renais e em vias urinárias. Na área ortopédica, o programa passa a incluir cirurgias por videoartroscopia, como reconstrução ligamentar do joelho (ligamento cruzado anterior e posterior) e reparo de rotura do manguito rotador. 

O acesso ao Opera Sergipe ocorre por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após avaliação médica e triagem, o paciente é encaminhado via regulação ao serviço ambulatorial especializado em cirurgia, dando início à fase preparatória no hospital credenciado. Além disso, a adesão ao programa pode ocorrer diretamente por meio dos hospitais credenciados.

Medium 4c33d0d850f2797be69e093101169ab9