Idosa de 99 anos é a primeira a ser vacinada na Serra do Machado

21 de Janeiro de 2021, 06:42

Prestes a completar 100 anos, Maria Alves de Jesus foi a primeira idosa do Lar Dona Conceição, mantido pela Fundação Pedro Paes Mendonça (FPPM), no município de Ribeirópolis, a se vacinar. O lar foi uma das primeiras instituições de Sergipe a receber a vacina por ter sido escolhido pela Prefeitura de Ribeirópolis com um dos pontos para iniciar a imunização. Na manhã de quarta-feira (20), o pequeno povoado da Serra do Machado celebrava o acontecimento que coincide com o Dia de São Sebastião, padroeiro do local. No total, 29 idosos residem no Lar atualmente. Os profissionais de saúde que atuam junto aos assistidos também foram vacinados.

“Essa é a primeira etapa de um processo. É um dia histórico para gente. Daqui a 21 dias devemos estar aplicando a segunda dose da vacina. Chegamos ao dia de hoje sem que nenhum tivesse sido contaminado. É um sentimento de vitória para todos nós”, relata a enfermeira responsável pelo Lar, Zaíra Monteiro.

O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, que mantém as ações da Fundação junto com demais familiares, comemorou bastante a vacinação. “Estou extremamente feliz pelos meus conterrâneos. Quem está totalmente isolado, sem poder ter contato físico com familiares em momento algum, sabe o quanto tem sido difícil. Todos têm sofrido muito, mas a população mais vulnerável vive uma tensão ainda maior. Estou realmente muito emocionado que tenhamos avançado com relação à proteção dos idosos do Lar”, disse.

O lar elevou os protocolos de atuação, com a instalação, inclusive, de um túnel desinfectante, uso de material hospitalar para higienizar espaços, suspensão de visitas, e um rigoroso padrão de EPIs nas dependências. Até os índices de gripe foram consideravelmente reduzidos ao longo do ano. Quase 300 testes de Covid foram aplicados nesse mesmo período, sobretudo nas equipes que trabalham diretamente com a população assistida.

 

Medium 39e2101ac2ad313313bfcbd33e2b078c