Inflamações de ouvido aumentam com o verão

13 de Janeiro de 2021, 06:43

No verão é comum as pessoas frequentarem mais as praias e piscinas para tomar um bom banho e aliviar o calor. No entanto, os cuidados com o ouvido devem ser levados em consideração para prevenir algum tipo de infecção ou inflamação como a otite de verão, também conhecida como otite externa (inflamação superficial no ouvido, no canal que liga a orelha ao tímpano). É o que explica o otorrinolaringologista do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho, Antônio Roberto Setton.

“Adultos e crianças estão sujeitos a essa condição clínica denominada otite externa aguda. Ela acontece devido a um processo inflamatório da pele do canal do ouvido e do conduto auditivo externo. Essa otite é conhecida como ouvido de nadador porque acontece muito por causa dessas práticas náuticas. A inflamação acontece quando a pessoa retira a proteção natural do ouvido que é a cera com a ajuda de um cotonete que é um hábito não salutar ou então a água retira”, explicou.

A otite acontece quando a água entra em contato com a cera do ouvido e gera uma hidratação da mesma que incha e dá uma sensação de ouvido cheio de água. Quando a pessoa tenta retirar com o auxílio de um cotonete, gera uma reação inflamatória da pele do canal auditivo que é habitado por germes comuns e que não fazem mal, mas, no momento que a pessoa gera uma agressão a essa pele, alguns germes penetram na intimidade do tecido promovendo a otite externa aguda.

Segundo o especialista a melhor forma de prevenção é evitar muito tempo de exposição dentro da piscina ou mar. “E na sensação do ouvido cheio de água não tentar retirar essa água pois, na verdade é a cera que está hidratada e bloqueando o canal da audição, procurar fazer uma consulta com o otorrinolaringologista para que ele possa fazer a retirada da cera ou resíduo acumulado dentro do conduto auditivo e às vezes, quando já existe um processo inflamatório é necessário que seja recomendado pingar algumas gotinhas dentro do ouvido com antinflamatório ou mesmo um curativo com um chumaço de algodão com cremes elaborados a base de antibióticos”, recomendou Setton.

 

Medium b01be2c176eabfcba2023bc8fbcf3522