Ingrediente principal na culinária junina, o milho possui vitamina A e C

28 de Junho de 2022, 06:43

É tempo de arrasta-pé, fogueira, fogos, bandeirinhas coloridas e comidas típicas. A pitada que dá o toque especial ao coquetel cultural é a diversidade de quitutes, que passam de geração a geração. Nesse período do ano, o milho está em evidência em nossas plantações, sendo à base da maioria dos pratos.

Fonte de fibras, ele auxilia no bom funcionamento intestinal. Também possui vitamina A e C, potássio e ferro. O milho cozido é a versão mais saudável, desde que consumido sem muito sal. O óleo de milho é o mais indicado para uso culinário, pois dificulta a formação de gordura no sangue, reduzindo o nível de colesterol.

Na hora de comprar o produto, escolha sempre as espigas com folhas de cor verde bem vivo e de cabelo marrom escuro. Quanto mais amarela e seca a casca, mais duro será o milho. Compre sempre as espigas que têm grãos até a parte de cima.

 

Quando verde, o milho deve ser guardado na gaveta de verduras da geladeira sem casca e cabelo, assim ele se conserva bom por até 10 dias. Se for preciso conservá-lo por mais tempo, é recomendável guardar no congelador. Dessa forma pode-se conservar o mesmo por um mês, embora perca um pouco o sabor e fique mais duro. Os grãos soltos de milho verde devem ser guardados em recipientes bem fechados.

 

O milho é ingrediente de várias receitas doces e salgadas. Além das espigas assadas ou cozidas, a canjica, pamonha, o mungunzá, bolo, pão, bombocado e cuscuz não podem faltar nas festas juninas. Existem também algumas composições mais sofisticadas, como suflê, pudim, creme e nhoque. Confira a baixo uma receita de rocambole de milho.

 

INGREDIENTES

Massa: *250 g de açúcar refinado *250 g de margarina *5 ovos **250 g de farinha de trigo *1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio: *400 g de leite condensado *400 g de creme de leite *200 g de milho (5 espigas) *100 g de margarina *3 gemas

MODO DE PREPARO

1. Bata na batedeira a margarina e o açúcar, até formar um creme. Depois acrescente os ovos. Bata mais um pouco e coloque a farinha de trigo e o fermento. Bata devagar até formar uma massa bem fofa. Em uma forma fina e untada de manteiga, coloque o papel manteiga e a massa bem espalhada. Asse por cerca de 10 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus. Retire a massa do forno e deixe esfriar.

2. No liquidificador coloque o creme de leite, o leite condensado, o milho, as gemas e bata. Coloque o creme em uma panela, acrescente a margarina, e leve ao fogo por cerca de 20 minutos, sempre mexendo. Deixe esfriar e monte o rocambole. Espalhe bem o recheio na massa, enrole e depois cubra com o mesmo creme. Finalize com canela em pó.

 

Medium 9c0e9d531328c4b72c74889c052c174d