Maio Roxo alerta para doenças inflamatórias intestinais

06 de Maio de 2021, 06:42

O mês de maio alerta para a conscientização de doenças inflamatórias intestinais. Criada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), a campanha Maio Roxo ressalta a importância do diagnóstico precoce. Um dos alertas em evidência na campanha é para a Doença de Crohn, uma síndrome que acomete o sistema digestivo e tem como principal sintoma a dor abdominal associada à diarreia, podendo também ocasionar febre, perda de peso, fadiga e anemia.

Segundo o cirurgião geral, Dr. Luiz Henrique, a Doença de Crohn é uma enfermidade incapacitante e uma das doenças inflamatórias do intestino mais encontradas entre os pacientes. "Dentre os diagnósticos, percebemos que é mais frequente em mulheres entre 30 e 40 anos. Também identificamos que todo o trato digestivo tem abrangência nestes casos, pois compromete da boca até o ânus", analisa o médico.

No caso do tratamento medicamentoso não controlar o quadro, há recomendação cirúrgica, onde parte do intestino será removida com uma ressecção intestinal.

Medium 84c35a2b7a202d40c1b06988f4af0b20