Março amarelo alerta para doenças renais crônicas em gatos

15 de Março de 2023, 06:32

O mês de março traz um alerta para humanos e também para os animais: o risco da doença renal crônica, que ocorre quando o rim perde a capacidade de exercer suas funções. A doença, que é muito comum em felinos independente da idade e do sexo, geralmente progride de forma lenta e irreversível.

De acordo com a médica veterinária especialista em felinos e diretora clínica da Toca dos Gatos, Candice Garcia, o gato tem uma tendência muito grande a ter doença renal porque é uma espécie que não consome muita água. “Antigamente a gente dizia que era uma doença de gato idoso, mas hoje não. Tem gatos novos, com um, dois, cinco anos, que já têm problema renal e atinge tanto o macho quanto fêmea em qualquer idade”, disse.

Segundo a especialista, em alguns casos a perda de função é temporária e a doença renal é classificada como aguda, mas dependendo do tempo e extensão da lesão renal aguda, o rim pode ter perda e comprometimento permanente, levando a doença renal crônica. “O rim vai perdendo a função de concentrar a urina, de filtrar o sangue e uma vez que a doença renal crônica é diagnosticada normalmente não tem mais volta. A gente tem um controle, mas, uma vez diagnosticada, o gatinho vai precisar conviver com o problema”, detalhou a veterinária.

 

Sintomas e diagnóstico

Sobre o diagnóstico de problemas renais em felinos, a diretora clínica da Toca dos Gatos explica que é imprescindível que seja feito por um veterinário a partir da análise de exames clínicos e laboratoriais. O início da doença não tem sinais claros, mas entre os mais comuns estão o emagrecimento, a falta de apetite, vômito, fraqueza e a perda de massa muscular. “Nós realizamos uma série de análises, como medição das enzimas renais, que são a ureia e creatinina, ultrassom para ver a imagem do rim, o exame de urina e também de pressão arterial. O interessante é a gente prevenir e diagnosticar porque quando ele apresenta sinais a doença já está muito avançada. O ideal é a gente estar sempre prevenindo e não tratando”, orientou.

 

Tratamento e prevenção

Ainda segundo a médica veterinária Candice Garcia, a doença real crônica tem quatro estágios e o tratamento depende de qual fase ela se encontra. “Alguns requerem medicamentos, alguns estágios requerem uma ração específica ou outras terapias. Mas vai depender muito da fase em que a doença renal se encontra”, disse.

Para melhorar a qualidade de vida do gatinho renal crônico, o tutor precisa estimular a ingestão de água e de alimentos. “É preciso manter esse gatinho hidratado, estimular o apetite para ele não parar de comer, para manter a pressão arterial regular, mantendo a urina com uma concentração ideal também”, destacou.

Ainda sobre a hidratação, a especialista em felinos pontua que ela é a principal forma de prevenir problemas renais nos gatinhos. Além disso, os tutores não podem esquecer das consultas e dos exames anuais preventivos. Elas são essenciais para prevenir e diagnosticar precocemente não só doenças renais, mas diversos outros problemas de saúde.

 

Sobre a Toca dos Gatos

Única clínica exclusiva para felinos em Sergipe, a Clínica Toca dos Gatos – fundada e capitaneada pela veterinária Candice Garcia - fica na Avenida Acrísio Cruz, nº 90, bairro Salgado Filho, em Aracaju, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h. A clínica também oferta o serviço de internamento e possui laboratório próprio, sendo referência na medicina felina no estado.

Medium bf4af9dc59d6d620210e7ea863b0e408