Março Azul: Hospital Primavera realiza mutirão de colonoscopia

29 de Março de 2022, 06:42

O Hospital Primavera, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, realizou nos dias 26 e 27 de março, um mutirão de exames de colonoscopia com a finalidade de acelerar os possíveis diagnósticos de câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, e outras doenças intestinais. A ação faz parte da campanha "Março Azul" e contou com a iniciativa dos médicos, Felipe Torres (coloproctologista), Michel Fabiano (oncologista clínico) e Lucas Marques (endoscopista e cirurgião geral), que beneficiou 50 pacientes que estavam na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde), inseridos na Regulação Estadual, para rastreio de câncer colorretal.

A ação também teve o apoio de uma equipe de médicos endoscopistas, anestesistas, equipe de enfermagem, Laboratório Patologika e da Fármacos - Farmácia de Manipulação, que contribuiu com os preparos necessários para a realização do procedimento que investiga alterações no intestino, identificando tumores, pólipos, entre outras doenças.

De acordo com o endoscopista e cirurgião geral da Rede Primavera, Lucas Marques, o câncer de intestino ou câncer colorretal é o terceiro que mais mata homens e mulheres no Brasil. A doença é mais comum em pessoas com mais de 45 anos de idade ou naqueles que têm antecedentes familiares de casos positivos. A maioria dos casos recebe diagnóstico tardiamente, quando então, o tratamento instituído é menos eficaz. Daí a importância de ações como o mutirão. "A doença é passível de prevenção, seja através da mudança de hábitos com a remoção dos fatores de risco, que são tabagismo, sedentarismo, dieta pobre em fibras ou ricas em carnes processadas e gorduras, seja através dos exames de prevenção (pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia), que devem ser realizados periodicamente sob recomendação médica", ressaltou o médico.

 

Medium 352184269f9befcbbd9ee4d5a81e110f