Máscaras podem provocar acne e irritação na pele

06 de Abril de 2021, 06:40

Com a pandemia do coranavírus, o uso de máscara se tornou uma necessidade para todos. O que muitos não sabem é que o calor pode favorecer o aparecimento de acne, pois o acessório, além de irritar a pele por causa do contato direto, ajuda no aumento da umidade e da oleosidade na região.

Segundo a esteticista e cosmetóloga, Leide Santos, o uso constante de máscaras tem agravado problemas de pele em pessoas que sofrem com acnes, melasma e oleosidade excessiva. “Devido ao momento que estamos vivendo, o uso de máscaras se tornou um acessório obrigatório no dia a dia. Mesmo sendo uma forma de proteção, que deve ser usada, o item acaba causando algumas situações negativas pela forma inadequada do uso”, alerta.

Ainda segundo a esteticista o abafamento é um atrito constante no rosto. “O uso constante de máscaras sem a higienização correta, causa inflamação nos folículos e a proliferação de bactérias. É preciso que todos tenham a consciência de maiores cuidados de higiene com a pele do rosto, fazendo uso dermocosméticos em casa, como sabonete e protetor solar produtos específicos para amenizar essas disfunções,” orienta.

Com relação ao uso de maquiagem por baixo da máscara, a profissional explica que não é o maior problema, mas reforça sobre o abafamento da máscara e suas consequências na pele do rosto.  “O uso correto e uma rotina de cuidados com a pele minimizam os efeitos causados pelas máscaras,” pontuou.

Mesmo com todas as orientações, a esteticista Leide Santos, ainda alerta que o uso da máscara é fator essencial para salvar vidas e evitar maior propagação do novo coronavírus e, consequentemente, menos mortes. “Então, dá sim para cuidar da pele e se proteger do coronavírus com o uso de máscaras,” finalizou.

 

Medium 7720792970e4d701423c849685bd1502