Mitos e verdades sobre a amamentação

20 de Janeiro de 2021, 06:41

A importância da amamentação atinge níveis surpreendentes, pois é um dos elementos mais importantes para a vida humana, não só em termos nutricionais, mas principalmente por componentes afetivos e relacionais que cercam o ato de amamentar. Porém, entre as fases mais esperadas por quem está gerando uma vida, a amamentação quase sempre chega acompanhada por dúvidas e pelo medo de não conseguir suprir as necessidades do bebê. Por isso, confira mitos e verdades que fazem parte da rotina de muitas mães.

 

1. Meu leite é fraco, o bebê continua com fome?

Mito. O leite materno é sim o principal alimento para o bebê nos dois primeiros anos de vida, complementando todas as necessidades energéticas e tudo aquilo que a criança necessita.

O que acontece é que, mesmo sendo um alimento que deve ser exclusivo nos primeiros meses de vida, o leite materno tem uma digeribilidade maior que as fórmulas artificiais, fazendo com que a digestão ocorra mais fácil e o bebê queira mamar novamente, causando a falsa ideia de que o leite é fraco.

2. Bebê que mama e continua chorando é sinal de fome?

Nem sempre. O choro pode sim indicar situações de desconforto, mas também pode ser a simples vontade de ficar no colo da mãe.

Se o bebê, principalmente enquanto recém-nascido, faz xixi direito significa que ele está hidratado e isso pode ser observado numa troca mínima de seis fraldas por dia, já que o xixi é sempre um bom indicativo mesmo que seja em quantidade pequena. Outra dica é observar o ganho de peso dentro da curva específica de cada bebê, também como um indicativo de que está tudo bem.

3. Todo bebê deve sempre mamar de três em três horas?

Mito. A livre demanda deve acontecer sem olho no relógio.

Se o bebê está mamando bem a mãe não precisa se preocupar com a hora ou o tempo que a mamada vai durar, considerando que os volumes de produção materna tendem a ser diferentes de uma mulher para outra e estipular horários para mamar não deve ser uma regra.

4. Quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe tem?

Verdade. O corpo entende a demanda de leite que o bebê precisa de acordo com a sucção que ele mesmo faz, organizando toda a produção hormonal da mãe.

5. Depois dos seis meses o leite fica fraco?

Mito. Após os seis meses o leite continua sendo a fonte de tudo o que a criança necessita. Embora após essa faixa etária a criança precise de uma diversidade maior de alimentos e a introdução alimentar seja iniciada, até o primeiro ano de vida a recomendação é de que o leite seja priorizado como principal alimento, como um alimento tão rico quanto era nos primeiros meses.

6. Toda mulher que deseja amamentar deve preparar os seios ainda na gestação?

Mito. A principal preparação é a informação. Optar por bons cursos, procurar referências positivas, se resguardar numa equipe que apoie e incentive a amamentação, fazer a consulta de pré-natal com pediatra e ter uma consultoria de amamentação são exemplos de atitudes que podem fazer a diferença ainda na gestação. Sobre a preparação dos seios, não ha evidência científica que aponte a efetividade na preparação do organismo.

7. A mulher que tem silicone tem dificuldades maiores para amamentar?

A prótese, em si, não causa problemas. O que pode interferir na amamentação é o tipo de técnica cirúrgica que foi utilizada, a exemplo de procedimentos mais antigos que acabam causando dificuldade para a saída do leite, em casos em que a mulher produz leite normalmente mas pode acontecer de ter dificuldades em sua ejeção.

Técnicas mais atuais não tendem a causar problema nenhum, mas o ideal é que a mulher converse com o seu mastologista para saber qual tipo de procedimento foi/será utilizado e se existe algum tipo de restrição nele.

8. É preciso amamentar sempre nos dois seios?

O bebê precisa mamar nos dois seios, mas não necessariamente na mesma mamada.

O ideal é que em cada mamada o bebê esvazie aquela mama, passando para a outra para continuar somente se não estiver satisfeito.

9. Toda mulher que amamenta deve manter uma dieta específica?

Mito. Não existe nenhuma restrição para mulheres que amamentam, mas a partir do momento que ela vai identificando, com a ajuda do pediatra, que alguns alimentos causam cólicas ou até mesmo alergias nos bebês ela deve ir fazendo as restrições.

A sabedoria popular fala que alguns alimentos ajudam a aumentar a produção de leite, mas o correto é afirmar que uma dieta balanceada que garante todo um suporte energético para a mãe vai aumentar a produção de leite dela. Além disso, é preciso beber muito mais água que os 2 litros que geralmente são recomendados para uma pessoa que não amamenta.

10. Apresentar a mamadeira pode fazer o bebê largar o peito?

Verdade. O Recomendado é que nos casos de complementação não seja utilizado nenhum outro bico, já que de fato eles podem atrapalhar a amamentação. Como a mama requer muito esforço físico por parte do bebê, é normal que eles prefiram os bicos artificiais pela facilidade que eles trazem, considerando que ele precisaria de meia hora para mamar no peito o mesmo volume que mamaria em cinco minutos numa mamadeira.

 

Medium 7a5d300738034faadd60cc64633cc11d