Morre o ex-governador João Alves Filho

25 de Novembro de 2020, 07:07

Um dos principais nomes da política sergipana, o ex-governador de Sergipe, engenheiro João Alves Filho (DEM) morreu no final da noite desta terça-feira (24), aos 79 anos. O político, que tinha Alzheimer, estava internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, em Brasília, desde a última quarta-feira (18), após sofrer uma parada cardíaca. No último final de semana foi diagnosticado com Covid -19.

O ex-gestor deixa esposa, a senadora Maria do Carmo Alves; três  filhos: João Alves Neto, Maria Cristina Alves e Ana Maria Alves; além de netos.

Ainda não há informações sobre local e horário do velório e sepultado do corpo do ex-governador.

 

“JOÃO CHAPÉU DE COURO”

João Chapéu de Couro, como era conhecido em virtude de sua presença ativa no semiárido e pela defesa irrestrita dos sertanejos e do Rio São Francisco, governou Sergipe por três mandatos (1983-1987; 1991-1994 e 2003-2006) e também foi prefeito de Aracaju por duas vezes (1975-1979 e 2013-2017).

Sua inteligência e habilidade política, elogiada por seus adversários, foram além-fronteiras, sendo convidado pelo então presidente José Sarney para ser ministro do Interior (1987-1990), um dos primeiros ministros negros da história do país.

Querido por todos, principalmente pelas pessoas mais humildes, João, ou carinhosamente “Negão”, fez de Sergipe um canteiro de obras todas às vezes em que esteve no posto de Chefe do Executivo, com projetos ousados e de grande envergadura, a exemplo da construção da Orla de Atalaia, da ponte Aracaju/Barra, da Rota do Sertão, além de grandes avenidas e até bairros. Um homem que se dedicava à leitura, religioso, e estava sempre à frente do seu tempo.

ALZHEIMER

Nos últimos anos, após ser diagnosticado com Alzheimer – doença neurodegenerativa – João foi morar em Brasília, ao lado da senadora Maria, sua companheira da vida inteira. Com o avanço da doença, a memória já não era mais a mesma e a saúde estava cada vez mais debilitada.

Em 2019, os primeiros sustos: no mês de maio daquele ano, o ex-gestor foi hospitalizado após cair no banheiro de casa e sofrer um corte na cabeça, recebendo alta médica dias depois.

No dia 15 de julho, João foi internado às pressas por complicações decorrentes do Alzheimer, onde precisou ser submetido a traqueostomia e gastrostomia. Devido à fragilidade da saúde, o sorriso largo do Negão foi, junto com o Alzheimer, se perdendo no tempo. Nos últimos anos de sua vida, vinha sendo mantido em home care (assistência médica domiciliar) na capital federal.

Medium 16fca7ca7f6e4c536cc7df26f56a8439