Mostra ‘FAZERes e VIVERes SERgipanidade’ encontra-se em cartaz

27 de Outubro de 2023, 06:30

Na semana em que o povo sergipano celebra a sua identidade, as tecelãs de Malhadinha, as tranceiras de Alagamar, as rendeiras de Divina Pastora e as catadoras de mangaba protagonizam ações que destacam as belezas de seus saberes e fazeres. E o Shopping Jardins recebe uma preciosa mostra criada pelas profissionais da arquitetura e design, Celi Miranda, Laura Estrela e Rejane Schultz, a partir de peças feitas por essas habilidosas artesãs.

 

A exposição integra o projeto ‘FAZERes e VIVERes SERgipanidade’, realizado pela plataforma colaborativa ÇIRIJI – Olhar para Sergipe e Criar Pontes, e acontece na vitrine Cajucidade, próximo à loja Kalunga. Até o dia 30 de outubro, o público de todas as idades tem a oportunidade de apreciá-la durante todo o horário de funcionamento do shopping - de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h.

 

“Em um Sergipe tão diverso, os modos de criar são plurais, fazendo da identidade e dos fazeres do povo sergipano algo único e valioso para o nosso país. ‘FAZERes e VIVERes SERgipanidade’ enaltece essa pluralidade e a coletividade e faz o elo entre o fazer artesanal, o público e os empresários, proporcionando à população experiências únicas”, destaca a idealizadora do projeto, Jaci Rosa Cruz.

 

A partir dessas conexões, as peças feitas por mulheres artesãs de comunidades tradicionais inspiraram três profissionais do design a criarem uma vitrine que ressalta a criatividade e a contemporaneidade do artesanato sergipano.

 

Décor, moda e gastronomia

Com a colaboração do Shopping Jardins, Rede Solidária de Mulheres, Instituto Banese, Casa Habyto e Qreative, o ‘FAZERes e VIVERes SERgipanidade’ é um dos primeiros projetos gerados pela ÇIRIJI – Olhar para Sergipe e Criar Pontes, uma plataforma colaborativa que tem como missão documentar, divulgar, amplificar e fomentar a arte, os artistas, os artesãos e os empreendedores criativos, com ênfase nas tradições, saberes e matérias-primas de Sergipe. Além de evidenciar as belezas do morar, a iniciativa também brinda o público com experiências de moda e gastronomia que acontecem em outros pontos de Aracaju, como restaurantes e loja de roupas e acessórios.

Medium 017b422b57f92c426f9fdc1d8f702f29