Museu do Ipiranga cria observatório para público acompanhar obras

30 de Junho de 2020, 06:40

A partir de outubro, o público poderá acompanhar as obras de restauração e ampliação no Edifício Monumento, do Museu do Ipiranga, por um Observatório. Localizado no Parque da Independência e fechado desde 2013, o museu tem inauguração marcada para setembro e 2022.

Previsto para começar a funcionar em outubro, o Observatório ficará no pavilhão de dois andares e 60m² instalado no local que oferece a vista privilegiada para o edifício do museu. Do mirante, o público terá uma visão de toda a frente do canteiro de obras, conseguindo ver, inclusive, as escavações para a ampliação e para a construção da nova entrada do Museu do Ipiranga.

Com horário de funcionamento das 8h às 18h, todos os dias, o Observatório da Obra será um container de formato retangular que ocupará o mezanino do Parque da Independência, próximo à rua Xavier de Almeida. O primeiro andar será dedicado a exposições - painéis irão abordar os marcos da obra e do processo construtivo; uma TV irá exibir o episódio mais atual da série "Diário da Obra", mostrando ao visitante os avanços mais recentes e o momento em que a obra se encontra.

Em uma das extremidades, haverá um ambiente com monitor e banquetas para exibição de outros vídeos sobre o Museu. A extremidade oposta do container contará com um balcão expositivo para os objetos arqueológicos encontrados no processo de escavação, em sua maioria cacos de louças e objetos domésticos do século 20.

O segundo pavimento será o mirante voltado para o Edifício Monumento. O espaço prevê, ainda, uma área externa reservada para ações de cunho educativo como palestras e debates, com condições de receber mesas e cadeiras quando necessário. Todo o espaço do pavilhão, assim como todo conteúdo nele exposto, será completamente acessível.

As ações de acessibilidade incluem o uso de libras, legendas em braile e dispositivos de audiodescrição para tudo o que for exposto. A proposta adianta uma política do Novo Museu do Ipiranga, que também pretende ter mecanismos de acessibilidade para as diferentes necessidades especiais dos usuários. A abertura do Observatório da Obra seguirá as mesmas recomendações de segurança, em relação ao controle da disseminação da covid-19, que forem adotadas pela USP.

 

Medium 671858d3c935be2aa5e8b8dc71d6d60e