Nhoque da Fortuna: comer no dia 29 traz sorte e prosperidade

29 de Setembro de 2021, 07:08

Você sabia que comer nhoque no dia 29 atrai dinheiro? Criada na Itália com o nome de “Gnocchi della Fortuna”, a lenda chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos no século 19 e é conhecida como “Nhoque da Fortuna” ou “Nhoque da Sorte”. O costume também existe na Argentina, Estados Unidos, Uruguai e em outros países de imigração italiana. No entanto, é necessário seguir alguns passos para cair nas boas graças do destino.

Em uma mesa com número par de pessoas, o afortunado tem de colocar uma nota ou moeda de qualquer valor sob o prato, que deve ter sete nhoques, e escrever seu desejo para o mês em um bilhete. Ao ingerir o terceiro nhoque, é preciso mentalizar o pedido, mas, para garantir a boa sorte, deve-se guardar o dinheiro usado até a mesma data do mês seguinte.

Então, como amanhã é dia 29, que tal saborear um belo prato de nhoque e ainda arriscar a sorte? A nossa sugestão é uma receita de nhoque ao molho marinara.

 

INGEDIENTES

*1 kg de batatas cozidas com a casca

*1 ovo *Cerca de 300 g de farinha de trigo

*Sal a gosto

*1 pitada de noz-moscada

*Molho à bolonhesa (ou outro de sua preferência)

*Parmesão ralado a gosto

 

MODO DE PREPARO

1. Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor (não é necessário retirar a casca, pois ela ficará presa no espremedor). Deixe esfriar.

2. Acrescente o ovo, metade da farinha, sal e a noz-moscada e amasse rapidamente, adicionando mais farinha até obter uma massa consistente.

3. Com porções da massa, modele rolinhos em superfície enfarinhada na espessura de 1 dedo e corte os nhoques (1,5 cm).

4. Cozinhe, poucos por vez, em bastante água fervente com sal e 1 fio de óleo.

5. Quando subirem à tona, retire e deixe escorrer.

6. Em refratário, intercale camadas de nhoque, molho e parmesão e leve ao forno quente para gratinar.

Medium c4e33724b04c7ed85fd9271262f66794