Novembro Azul chama atenção para os cuidados com a saúde do homem

04 de Novembro de 2021, 06:40

O Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização sobre o Câncer de Próstata. Esse é o segundo tipo de Câncer mais comum entre os brasileiros (ficando atrás do de pele). Porém, a sua ocorrência pode ser evitada se os homens eliminarem ou reduzirem os fatores de risco no seu estilo de vida.

Esse fato demonstra a grande necessidade de desmistificar a doença, reforçando a importância das ações de prevenção e de diagnóstico precoce. Isso se torna ainda mais evidente quando nos deparamos com o fato de que os homens vivem 7,3 anos a menos do que as mulheres no Brasil.

De acordo com oncologista Ronnei Assis, o Novembro Azul é fundamental para a quebra do tabu que existe sobre diversas patologias, inclusive do exame de identificação do câncer de próstata, que é o principal foco da campanha.  “A campanha é importante para dar um estalo para que os homens cuidem mais de si, porque sabemos que as mulheres se cuidam muito mais que os homens. Muitos ainda acham que perderão a masculinidade se fizerem o exame de toque. E a campanha ajuda bastante para conscientizar e mostrar a importância de fazer esses exames e procurar regularmente uma avaliação médica”, explica Ronnei.

A identificação do câncer pode ser feita através de dois exames, o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame de toque retal, entretanto um não anula o outro.  “É importante que os dois exames sejam feitos, uma vez que o resultado do PSA pode dar normal e não constatar a existência do câncer. Apenas com o exame de toque é que é possível perceber a presença do câncer. Cerca de 20% só são identificados com o toque”, afirmou o oncologista.

Ainda segundo Ronnei o diagnóstico  precoce é fundamental para que o tratamento seja efetivo e curativo. “Muitas das vezes, a maioria dos homens só procura um especialista quando há uma sintomatologia, quando sente os sintomas. Só que muitas vezes, o câncer pode está se desenvolvendo enquanto o paciente ainda está assintomático”, alerta.

É importante que os exames preventivos sejam feitos anualmente após os 50 anos de idade. Já para aqueles que têm casos na família ou predisposição genética, como é o casos dos homens pretos, esses exames devem ser feitos regularmente a partir dos 45 anos.

O tratamento do câncer de próstata hoje em dia tem sido muito moderno e efetivo. A chance de cura hoje aumentou bastante. “A gente faz o tratamento desse câncer de duas formas. Por meio de uma cirurgia simples ou por meio de radioterapia, disse o especialista”

 

 

Medium 06693b65ce8d428743e505ad97fb5e0a