O que deve ser analisado na hora de escolher um curso EAD

25 de Junho de 2020, 06:41

A Educação a Distância (EAD) está em evidência neste ano, por causa da suspensão das aulas presenciais em todo o país. Contudo, as matrículas em cursos EAD apresentam crescimento a cada ano, desde 2010, quando o número de matrículas na modalidade a distância saltou de 930 mil para mais de dois milhões, de acordo com o último Censo da Educação Superior (2018).

Um curso EAD é aquele cujas aulas são ofertadas em ambiente on-line, em que o contato com professores e coordenadores é feito por plataforma virtual. Em alguns casos, no EAD semipresencial, as provas, exames e estágios são realizados presencialmente, e a frequência desses encontros presenciais varia de acordo com o curso, podendo ser mensal ou semestral.

Entre as vantagens do ensino a distância estão a flexibilidade e economia de tempo com deslocamentos. As mensalidades também são mais baratas, visto que a instituição não tem tantos custos como no curso presencial. Um curso EAD oferece diversas possibilidades como o ensino técnico, graduação, pós-graduação e cursos livres.

Se você já sabe qual tipo de curso superior quer fazer (tecnológico, bacharelado, licenciatura, especialização ou pós-graduação), o próximo passo é escolher a faculdade que oferta o curso na modalidade EAD. Tal escolha precisa ser muita bem avaliada. Confira três dicas que devem ser levadas em consideração:

 

Pesquise sobre o curso

Antes de matricular-se, conheça o conteúdo programático do curso. Verifique as matérias propostas e o que cada uma delas vai abordar durante o curso. Pesquise, também, sobre o corpo docente e, se possível, a quantidade de professores e suas especialidades. Nesse processo de pesquisa, é importante conhecer o polo presencial da instituição no EAD na sua cidade.

Avalie o material didático

É fundamental que o conteúdo ofertado pela faculdade seja qualificado. Busque conhecer o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da instituição, pois é essa plataforma que vai gerenciar a rotina do aluno no caminho até o diploma. O AVA deve ser funcional, organizado e incentivar os estudos.

Credenciamento no MEC

É muito importante que o curso o qual pretende iniciar os estudos seja credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pois será a gratia do reconhecimento do diploma ao final do curso. Para saber se a faculdade está ou não vinculada ao MEC, basta fazer uma consulta on-line, digitando os dados da instituição no site http://emec.mec.gov.br/.

Medium 08a8f36c4bf760753823f2c64e32dfc1