O que fazer com crianças na quarentena

03 de Abril de 2020, 06:55

A situação é nova para a maioria, mas é preciso lidar com ela. Com a instauração da quarentena, por conta da pandemia de coronavírus, as aulas escolares foram suspensas e as crianças obrigadas a ficar em casa. Passado esse susto inicial sobre como fazer home office e distrair os filhos tudo-ao-mesmo-tempo-agora, é preciso buscar atrativos para ocupar o tempo dos pequenos. A pergunta é incontornável: o que fazer para as crianças não se renderem apenas às televisões e aos celulares?

No YouTube, canais especializados ensinam pais e filhos a colocarem a mão na massa em atividades lúdicas longe das telas. É a chance de aprender a fazer brinquedos, pulseiras, quadros e muito mais. Tudo na onda do "faça você mesmo". Confira as opções para entreter os pequenos em casa.

 

Faber Castell

A marca de lápis coloridos Faber Castell liberou o acesso gratuito de todos os cursos on-line de sua plataforma, até 19 de abril. Estão disponíveis diversas oficinas para estimular a criatividade, e não apenas de crianças, com aulas de desenho, lettering, narrativa, composição, desenvolvimento de personagens, entre outros.

 

DinoMundi

Especializada em tecnologia para brinquedos, a DinoMundi entretém crianças de todas as idades com a plataforma on-line batizada de Colônia de Feras. O objetivo do projeto é oferecer atividades gratuitas - e em grupo – diariamente, das 8h30 às 18h, inspiradas nos acampamentos de verão comuns nos Estados Unidos. A programação inclui tarefas tecnológicas e digitais, bem como trabalhos manuais que usam materiais como papel, tesoura e cola.

 

Leitura

Adiantar a leitura dos livros paradidáticos do colégio pode ser uma boa ideia, mas não a única. Alguns sites disponibilizam obras para serem baixadas gratuitamente, como o Domínio Público, com cerca de 250 livros infantis em PDF, e o Espaço de Leitura, que associa as histórias a jogos. A L&PM também oferece alguns títulos, como “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll e "Viagem ao Centro da Terra", de Julio Verne.

 

Contação de Histórias

A hora é de nos unirmos, mesmo que à distância, e foi pensando nisso que contadores de histórias estão fazendo lives em seus perfis nas redes sociais. Entre os nomes, tem Flávia Scherner(@fafaconta), segundas, quartas e sextas, às 10h30, e terças e quintas, às 16h30; Emília Nuñez (@maequele), diariamente, às 11h; e o Ralphen Rocca (@ralphenr), diariamente, às 16h. No YouTube, ainda tem os canais Hora da LeiturinhaQuintal da Cultura e Varal de Histórias.

 

Decorando e Reciclando

página publica, semanalmente, vídeos com o passo a passo da elaboração de brinquedos e acessórios artesanais. A proposta é estimular a reciclagem de materiais que virariam lixo. Nesta semana, o perfil postou um manual com os detalhes de como produzir objetos para a diversão de crianças na quarentena.

 

Faça você mesmo

Que tal estimular as crianças a colocarem a mão na massa e construírem seus próprios brinquedos/brincadeiras? O Pinterest é ótimo para isso, com ideias simples e materiais fáceis de encontrar em casa. A internet também está cheia de sites com vídeos “faça você mesmo”, como o “Ideias incríveis” que ensina a fazer origamis, artesanato e a reutilizar objetos.

 

Medium 6c238787252b4582502d6ea5878b0569