Órgãos estaduais e entidades estudantis pleiteiam adiamento do Enem

19 de Maio de 2020, 06:56

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) enviou um documento ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) solicitando o adiamento das provas do Enem, previstas para o mês de novembro, em razão da pandemia da Covid-19. O dialogo vem sendo realizado juntamente com outros estados brasileiros. Além da Seduc, entidades estudantis também já levantaram bandeira para que as provas sejam adiadas. O movimento também acontece em outros estados do país.

A preocupação é com estudantes de escolas públicas que, com as aulas suspensas, acabem não realizando a inscrição para o Enem por falta de acesso ao sistema ou à internet – já que muitos são de classes sociais com menor poder aquisitivo. Em informação divulgada pela Agência Brasil, na sexta-feira (15), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que já solicitou ao presidente Jair Bolsonaro a reavaliação das datas do Enem. O presidente teria dito que pensará sobre o assunto.

Embora a situação ainda não esteja definida, a Seduc informou que escolas estaduais estão se mobilizando e apoiando os alunos, oferecendo suporte via internet e telefone, com plantões de dúvidas, por exemplo, para auxiliá-los no processo de inscrição. As inscrições do Enem foram iniciadas no dia 11 de maio e se encerram no próximo dia 22. Até o momento, mais de 3 milhões de pessoas realizaram as inscrições.

O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para universidades públicas em todo o território nacional. A nota obtida na prova também permite que o aluno participe de programa de bolsas em instituições privadas.

Medium c7661adf9b8ae9a5367192c694f1de8b